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Por que é que o exercício melhora a autoestima?

Sabemos que um estilo de vida sedentário é um atalho direto para se sentir mal e forma de forma. Mas por que é que o exercício pode aumentar a autoestima?

Todas sabemos que passar a vida em frente ao ecrã do computador e, depois, à frente da TV não é o melhor para a saúde ou para se sentir bem consigo mesma. É por isso que vamos ao ginásio e treinamos regularmente. Sabemos que um estilo de vida sedentário é um atalho direto para se sentir mal e forma de forma. Mas por que sentimos tudo isto?

Qual é o papel da atividade física na autoestima?

O exercício regular fortalece o coração e os ossos, diminui o risco de doenças crónicas, mantém o peso sob controle e reduz os sentimentos de ansiedade e desânimo. Também aumenta os níveis de energia, a tonificação muscular e a aptidão geral, o que nos faz sentir melhor e isso já serve para ter uma imagem positiva. Criar um plano de exercícios e cumpri-lo é suficiente para sentir a satisfação de ter atingido uma meta.

Além disso, quando se exercita, o corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas que interagem com os recetores do cérebro que, além de reduzir a perceção da dor, desencadeiam uma sensação positiva no corpo semelhante à da morfina. As endorfinas são responsáveis pelo sentimento de euforia que se segue a uma corrida ou treino, o famoso “ponto alto do corredor”.

Elas também nos servem para adquirir uma visão positiva e com mais energia da vida. Mas o desporto é que, além de fazer liberar mais endorfinas, também permite aumentar a produção de outros três neurotransmissores: serotonina – responsável por manter o equilíbrio do humor -, dopamina – que produz sentimentos de prazer e relaxamento – e ocitocina -, que afeta padrões sociais, sentimentais, sexuais e de comportamento.

A WH falou com a psicóloga Cristina Cuadrillero, que nos assegurou que este “quarteto de felicidade” (endorfinas, serotonina, dopamina e ocitocina) é a causa para que quem treina regularmente tenha a maior autoestima: “Já vi isto em inúmeras experiências em mim mesma. Durante dois anos tive de passar por cinco operações e senti-me moralmente muito baixo, parecia deformada, mas recuperei novamente graças à natação. Primeiro, porque nos faz sentir bem (pelas quatro substâncias químicas que são libertadas) e depois porque vemos como pouco a pouco cada coisa volta ao seu lugar. À medida que sua força física aumenta, a sua autoestima também aumenta “.

Qual o melhor treino para aumentar nossa autoestima?

De acordo com um artigo publicado no The Journal of Applied Physiology, mais endorfinas são liberadas com exercícios de alta intensidade, que também geram um aumento no ácido lático no sangue, proporcional à duração do exercício. É por isso que se recomenda muito cardio, embora práticas como yoga, equilíbrio corporal, Tai Chi ou Chi Kung sejam muito benéficas. Falamos de disciplinas que, além de fortalecer o corpo, aumentam a consciencialização e concentração. De acordo com María Díaz, psicóloga da Blua Sanitas, “o yoga ajuda a reestruturar pensamentos e crenças negativas sobre si mesma, o meio ambiente e o futuro” e acrescenta: “Permite alcançar objetivos pessoais com base no nível de cada pessoa. Alcançar esses objetivos aumenta a satisfação pessoal “.

Embora os desportos de maior intensidade aumentem a produção de neurotransmissores que nos fazem sentir bem, não há rotinas de exercício que sejam melhores do que outras quando se trata de aumentar a autoestima. Depende muito do tipo de pessoa. Em geral, os desportos coletivos são bons, porque favorecem a comunhão e o respeito pelas diferenças. Os membros da equipa sentem-se mais valiosos e esse reconhecimento de grupo é importante. No entanto, o desporto em equipa também implica competitividade e isso não é para todos, muito menos se tem a moral em baixo.

O melhor é a prática desportiva regular de atividades que são agradáveis para si; quanto maior a intensidade, maior a secreção de endorfinas (e dos três “primos”), mas sem esquecer atividades de menor impacto que aumentam a concentração, energia e resistência física.

Práticas recomendadas para aumentar a autoestima

Running

Correr é provavelmente o desporto que produz mais endorfinas e também serve para liberar a tensão e relaxar a mente enquanto fortalece o corpo. Com apenas meia hora de exercício, começamos a sentir euforia. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, este “alto índice de corredores”, além das endorfinas, está relacionado à leptina, uma hormona que controla a sensação de saciedade e também produz os efeitos gratificantes que experimentamos ao fazer exercício físico.

Natação

A natação não exercita apenas todos os grupos musculares, mas também ajuda a reparar as células de qualquer dano cerebral ao nível molecular e comportamental, aliviando muito os sintomas da depressão. De acordo com um estudo publicado no National Center for Biotechnology Information (NCBI), a natação, como outros exercícios, melhora o humor devido a um aumento considerável na circulação sanguínea no cérebro e os seus efeitos no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal ”(HPA), uma parte essencial do cérebro que controla o stress. Por outras palavras, sai da água a sentir-se como uma sereia.

Caminhadas e ciclismo

Caminhar ou andar de bicicleta ao ar livre têm benefícios físicos, aos quais devemos acrescentar o bem-estar de contemplar a paisagem, respirar ar fresco e desconectarmo-nos da rotina diária. Se a corrida de a leva a ter mais contacto com a natureza, provavelmente, estamos a enfrentar o melhor remédio para quando estamos com pouca bateria.

CrossFit

Quando entra na box e, de repente, está cercada por mulheres fortes e seguras, algo muda. Não se define mais pela aparência, mas pelo que pode fazer. Logo depois de começar, percebe o que pode fazer, não apenas levantar pesos pesados, mas escalar cordas ou andar com as mãos. De repente, coloca a bagagem no porta-malas sem piscar os olhos e sabe que no autocarro não perderá o equilíbrio devido a uma desaceleração.

Body Balance

O Body Balance combina pilates e tai chi e combina uma melhoria na flexibilidade e força, proporcionando uma sensação de calma, harmonia e bem-estar. A aula, com 50 ou 60 minutos de duração, consiste em exercícios intensos com transições suaves, trabalhando assim todo o corpo, da cabeça à ponta dos pés. Termina com uma breve meditação, que a deixa exausta, feliz e confortável consigo mesma. Não é aquele desporto que libera mais endorfinas, mas é perfeito para combinar com exercícios de alto ou médio impacto.

Artigo via Women’s Health

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