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Excessos alimentares: saiba como os controlar

O período das festas de Natal é muito desejado, mas os efeitos que se veem na balança, já no novo ano, não são tão sedutores…

No final desta época, há quem some mais 3 ou 4 kg. Para que isto não lhe aconteça este ano, e mesmo para evitar excessos alimentares ao longo do ano, poderá experimentar seguir algumas estratégias, para que não sucumba à tentação. Assim, manter-se-á tão fit quanto gosta de estar.

O que fazer?

Sopas, legumes cozidos e saladas devem fazer parte da composição do almoço e do jantar, porque lhe fornecem mais água e fibra, que auxiliam no controlo do apetite.

Se sentir o apetite descontrolado e ainda não estiver na hora da refeição, coma 2 a 3 colheres de sopa de farelo de trigo e acompanhe com bastante água.

Diminua o tamanho do seu prato, para ter a sensação que já está a comer bastante. Na verdade, talvez tenha reduzido em cerca de metade a quantidade de comida, que teria num prato maior.

Não abandone as várias e pequenas refeições, ao longo do dia, que contribuem para manter os níveis de açúcar no sangue regulares e, desta forma, conseguirá evitar que surjam “ataques de fome”.

No intervalo entre as refeições, a escolha de alimentos fonte de fibra, tais como fruta fresca biológica e pistácios poderão ser boas opções.

Adoce o seu café ou chá com stévia.

Utilize a fitoterapia, porque algumas plantas atuam beneficamente na eliminação das toxinas: bétula, alcachofra, funcho e chá verde, por exemplo. Uma infusão de funcho após as refeições, 0,5 l de chá verde entre as refeições, ou uma mistura destas plantas em suplemento alimentar para diluir em água, durante alguns dias, com certeza irão fazer toda a diferença.

Invista num suplemento alimentar que ajude a controlar o apetite por doces. Reúna os aliados desta época festiva: crómio e canela. Em estudos experimentais, a canela tem mostrado ter propriedades antidiabéticas e anti-inflamatórias, nomeadamente na diminuição dos níveis de glicose plasmática em jejum. Por outro lado, o crómio já tem o aval da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos), enquanto mineral promotor da homeostase dos níveis de glicose no sangue.

Não deixe o ginásio ou comprometa-se com um plano diário de atividade física.

Se chegar ao fim do dia e perceber que não bebeu 1,5 l a 2 l de água, reponha a hidratação do organismo antes de se deitar.

Nas lojas celeiro:

 

Farelo Trigo Bio, Naturefoods Granosson, 3,59€
Complexo de Crómio e Canela, Viridian, 7,97€
Depurativo Express Bio Romã, Ortis Detox, 15,99€

Tome nota do valor calórico do seu mimo de Natal preferido (valores nutricionais por 100 g)

Chocolate de leite: 546 kcal; 33,9 g de gordura; 53,1 g de açúcar.

Bolo de chocolate: 456 kcal; 26,4 g de gordura; 26,8 g de açúcar

Bolo-rei: 398 kcal; 14,9 g de gordura; 16,9 g de açúcar

Sonhos: 389 kcal; 26,2 g de gordura; 10,6 g de açúcar

Rabanada: 293 kcal; 16,6 g de gordura; 23,6 g de açúcar

Pudim: 242 kcal; 4,7 g de gordura; 44,8 g de açúcar

Arroz doce: 231 kcal; 3,7 g de gordura; 29,9 g de açúcar

Leite-creme: 162 kcal; 6,8 g de gordura; 18,5 g de açúcar

Escrito por Sónia Sá, equipa nutrição Celeiro.

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