Menu
Inicio Beleza Estes são os ingredientes que deve evitar nos cuidados com a pele

Estes são os ingredientes que deve evitar nos cuidados com a pele

Tome nota!

Passo a passo para uma limpeza de pele em casa

Quando se trata de cuidados com a pele, todas nós sabemos que a indústria da beleza adora usar muitos ingredientes sofisticados – olá, ‘milagres num boião’ ou afirma que um produto nos fará ‘parecer 10 anos mais jovens numa semana’, agora a maioria de nós está bem informada sobre esse tipo de alegações. Na verdade, temos a certeza de que parecer 10 anos mais jovem numa semana provavelmente será um pouco exagerado.

O que está a confudir o consumidor comum hoje em dia são os rótulos e ingredientes mais básicos que vemos em todos os produtos. Com tantos produtos no mercado e tantos ingredientes novos, pode ser difícil saber o que evitar.

Recentemente, a edição australiana da Women’s Health conversou com Lucy Macdougald, especialista em dermatologia, para obter a dura verdade sobre os ingredientes que deve evitar nos seus produtos para a pele.

EVITE PRODUTOS QUE CONTÊM FRAGRÂNCIA

O único benefício de usar um produto que contém fragrância é que ele cheira bem. Muitas fragrâncias – mesmo as naturais – são irritantes da pele que podem causar e piorar a sensibilidade. A fragrância é um dos maiores irritantes para a pele, muitas vezes causando reações alérgicas, sensibilidade e levando a problemas de pele mais graves, como eczema e dermatite. A fragrância artificial também pode causar fotossensibilidade, o que pode levar à hiperpigmentação.

Então, por que uma fragrância é adicionada a um produto? Para deixar o cheiro bom, é isso. Não há magia na fragrância e certamente nenhum benefício para a pele. Aquele cheiro de coco que todas amamos não faz nada pela pele além de aumentar a carga tóxica… É sempre melhor evitar, se possível.

EVITE ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais devem estar no topo da sua lista de ingredientes a serem evitados se tiver pele sensível. Para qualquer pessoa com problemas de pele, especialmente com pele sensível, é melhor evitar óleos essenciais completamente. A maioria dos óleos essenciais contém sensibilizadores conhecidos que, com o tempo, quando aplicados na pele diretamente ou formulados num produto, causam sensibilização e problemas dérmicos na pele, como vermelhidão, prurido e pigmentação (para citar alguns). Os óleos de hortelã-pimenta e lavanda são dois óleos essenciais amplamente usados ​​em produtos para a pele que afirmam ser para peles sensíveis. Esses óleos contêm linalol, limoneno e geraniol em mais de 50% do óleo e nunca devem ser usados ​​em nenhum produto para a pele. Existem muitos outros óleos essenciais que contêm mais de 90% de sensibilizantes.

EVITE PRODUTOS OCLUSIVOS

Os oclusivos são um tipo de ingrediente que forma uma ‘segunda pele’ sobre a sua, com a ideia de bloquear a hidratação. Ouvirá falar desses tipos de ingredientes na forma de Lanolina, Cera de Abelha, Óleo Mineral, Cera Vegetal, com muitos produtos para a pele contendo esses tipos de ingredientes. No entanto, o risco é que, embora se diga que bloqueiam a hidratação, também podem bloquear bactérias e objetos estranhos que podem aumentar a dor e o desconforto na pele. Os ingredientes oclusivos são direcionados principalmente para a pele seca e sem sebo, mas não oferecem benefícios para a pele oleosa (e infelizmente há riscos para todos os tipos de pele). Em vez disso, use soros naturais e nunca aplique petróleo ou produtos espessantes diretamente no rosto.

RETINOL

A minha preocupação ao usar produtos de retinol é que o retinol pode causar uma breve sensação de calor ou ardência imediatamente após a aplicação, descamação, pele excessivamente seca, queimação, vermelhidão, formigamento, inchaço, irritação, descoloração da pele, prurido, agravamento da acne e fotossensibilidade. Não faz sentido que as marcas desenvolvam produtos em torno de um ativo que tem tantas propriedades prejudiciais! Há muito tempo, as marcas lançam produtos que contêm Retinol como ingrediente principal, usado como composto antienvelhecimento. O hype do marketing afirma que o retinol ajuda a combater a acne, reduzir rugas, estimular o colagénio e promover a renovação celular. Eles também são conhecidos por uniformizar o tom da pele e aumentar o fluxo sanguíneo para a pele. O que parece ótimo em teoria.

SILICONES

Muitas marcas usam silicones para criar uma aparência ultra suave para a pele. No entanto, o que eles deixam de mencionar é que a adição desse ingrediente é como embrulhar a sua pele em plástico. Os silicones basicamente sufocam a pele e podem causar irritação, acne e muito mais. Além disso, a maioria das marcas tradicionais também contém glicóis químicos de petróleo. Fique longe de quaisquer produtos para a pele que tenham ingredientes que terminam em ‘cone’ como Dimeticone, Methicone, Cyclometicone etc. As marcas usam-nos porque são baratos, fáceis de formular e têm longa vida útil, mas não têm absolutamente nenhum benefício para a pele e pode levar a problemas dermatológicos.

EVITE OUTROS INGREDIENTES DE CUIDADOS COM A PELE

Infelizmente, há uma série de ingredientes comuns encontrados em produtos para a pele que podem retirar a oleosidade natural da pele, causando ressecamento e irritação, como parabenos, sulfatos e emulsificantes. Embora a maioria das marcas esteja a fazer a sua parte para evitar esses ingredientes, eles ainda aparecem em muitos produtos para a pele. Lembre-se de que todas as necessidades da pele são nutrientes para as plantas. Ingredientes sintéticos como parabenos, sulfatos e emulsificantes são usados ​​para melhorar a sensação, o cheiro e a aplicação de um produto, NÃO a forma como funciona, o que significa que não são essenciais. No geral, é importante lembrar que usar menos ingredientes artificiais reduzirá o acúmulo de toxinas na pele (que geralmente são as culpada pela irritação da pele). Em vez disso, tente procurar produtos com a maior concentração de ativos naturais e o menor número de ingredientes sintéticos.

O QUE PROCURAR:

Procure produtos que contenham uma alta percentagem de ingredientes ativos naturais e evite produtos que contenham ingredientes sintéticos ou químicos. Se achar que a sua pele está a ficar irritada, tente trocar de produtos ou pare de usá-los completamente. Resumindo, tente evitar erros comuns de cuidados com a pele, como aplicar camadas nos seus produtos. Procure produtos que façam algumas coisas ao mesmo tempo – hidratar, irradiar, reduzir manchas, direcionar linhas finas e proteger a pele.

Brand Story