Menu
Inicio Nutrição Estes são os 7 ingredientes que substituem os ovos

Estes são os 7 ingredientes que substituem os ovos

Está a tentar mudar para uma dieta vegan? Fique a conhecer os ingredientes que substituem facilmente os ovos.

ingredientes que substituem os ovos

Hoje em dia, as pessoas que seguem uma dieta vegan têm muito mais facilidade em encontrar uma variedade de alimentos de origem não animal. O mito de não obter proteína suficiente foi banido pela grande variedade de vegetais que conseguimos encontrar ao virar de uma esquina.

Além disso, produtos como tofu, tempeh ou seitan e, até mesmo, os queijos vegan encontram-se com alguma facilidade em supermercados.

No entanto, há uma pergunta que continua a assombrar todos aqueles que são veganos: como é que se substitui o ovo? Este ingrediente é imprescindível em inúmeras receitas, principalmente no que diz respeito aos doces, pois é o responsável por unir a massa, atribuindo-lhe homogeneidade, estrutura e uma textura esponjosa.

Já imaginou fazer uma mousse de chocolate sem clara de ovo? Ou, então, uma maionese caseira? Sim, é possível. Pode prescindir do ovo se souber como substituí-lo. “Substituir ovos por alimentos vegetais não só reduz a quantidade de colesterol, gordura saturada e proteína animal, como também aumenta a quantidade de fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos (produtos químicos vegetais), o que promove a saúde a longo prazo, “explica Brittnee Cannon, nutricionista e cofundadora da Seeds of a Soul.

Recomendações para substituir o ovo em receitas veganas

“Eu sugiro que brinque com todos os substitutos de ovos que estão em diferentes receitas”, diz Alissa Rumsey, nutricionista e fundadora da Alissa Rumsey Nutrition and Wellness. “Cozinhar é uma ciência e todos esses substitutos contribuem para uma textura diferente, por isso, incluí-los em diferentes receitas e degustar o produto final é uma ótima maneira para descobrir aquilo que realmente gosta.”

Outras coisas para se ter em mente, de acordo com Rumsey: as receitas veganas tendem a cozinhar em temperaturas ligeiramente mais baixas e por um período mais longo de tempo. Isto acontece porque, em vez de depender de laticínios para a ligação, estas receitas dependem de amidos e açúcares.

7 substitutos de ovo em receitas veganas

  1. Aquafaba

O aquafaba (caldo caseiro de leguminosas) atua como um agente espumante e emulsificante nas suas receitas. Guarde a água obtida do cozimento de legumes em frascos e verá que terá um ótimo substituto das claras de ovos!

  1. Farinha de grão-de-bico

Esta é uma opção sem glúten para as pessoas com doença celíaca. Se dissolver a farinha de grão-de-bico em água, obterá uma mistura cuja textura é muito semelhante à dos ovos batidos, por isso também funciona como um bom substituto.

  1. Sementes de chia ou de linhaça

As sementes de chia são uma fonte saudável de proteínas e fibras que, assim como as sementes de linhaça, funcionam como substitutos dos ovos em diferentes receitas. Basta colocá-las de molho em água ou em bebida vegetal até que a mistura adquira uma consistência gelatinosa. Poderá utilizá-la para preparar sobremesas veganas, como por exemplo, pudins.

  1. Abacate

Um quarto de uma chávena com abacate amassado é um ótimo substituto para os ovos (1/4 de uma chávena equivaleria a 1 ovo) em assados, onde também pode substituir o óleo. A única desvantagem é que pode ficar com alguns pedaços verdes na sua receita.

  1. Soro de leite (opção vegetariana) ou leite de amêndoa (opção vegan)

Um quarto de uma chávena com soro de leite ou leite de amêndoa também é um bom substituto para os ovos. Se optar pelo leite de amêndoa, acrescente umas gotas de limão para adicionar um pouco de acidez e espessura.

  1. Puré de banana

As bananas são como os abacates: desviou o olhar por cinco minutos e, de repente, amadureceram. É nessa altura que deve aproveitar a sua capacidade para substituir os ovos, usando um quarto de uma chávena para cada ovo. São excelentes para todas as receitas que se fazem no forno.

  1. Creme de frutos secos

Além de ser saudável, o creme de frutos secos é uma excelente opção para substituir receitas com ovos, principalmente, aquelas que pedem um sabor a nozes como os brownies ou o pão de banana.

Brand Story