
Ter os gémeos grandes e fortes faz definitivamente com que as suas pernas parecerem super esculpidas no seu par de sapatos favoritos, mas isso está longe de ser a única razão pela qual deve incorporar os exercícios para trabalhar estes músculos na sua rotina de treino.
Os seus gémeos ajudam a estabilizar e fortalecer os seus tornozelos, permitindo que os seus pés saiam e batam no chão corretamente. A estabilidade e a força dos tornozelos são também indispensáveis para o treino de força da parte inferior do corpo (pense em agachamentos e em alongamentos). Quanto mais fortes forem os músculos da barriga da perna, mais poderoso serão os saltos, sprints e elevações – e menos provável será que se magoe.
Caso não saiba, a sua barriga da perna é na realidade constituída por dois músculos diferentes. Primeiro, há o seu gastrocnémio, que tem duas cabeças e corre de trás do joelho para cerca de metade da parte de trás da perna, onde se liga ao seu tendão de Aquiles, que se prende ao calcanhar. Quando a maioria das pessoas pensa em “gémeos”, este é o músculo em que elas pensam. Por baixo do seu gastrocnémio e Aquiles está o segundo músculo da barriga da perna: o solear, que vai do lado exterior da parte de trás do joelho até ao calcanhar.
Crie um treino rápido com os seguintes exercícios para uma parte inferior do corpo mais equilibrada.
Tempo: 15 minutos
Equipamento: Halteres, caixa ou cadeira
Instruções: Escolher três movimentos abaixo. Executar 15 repetições de cada, depois descansar durante 30 segundos e continuar para o próximo. Uma vez completados os três exercícios, repetir mais duas vezes para um total de três repetições.