Menu
Inicio Treino Este é o exercício que melhora a estabilidade da coluna

Este é o exercício que melhora a estabilidade da coluna

O teletrabalho está a arruinar as suas costas? Então vai querer ler este artigo.

prancha lateral

Trabalhar um core mais forte e estável vai ajudá-la a melhorar a performance na corrida ao mesmo tempo que trabalha os oblíquos. É principalmente por este motivo que a personal trainer Charlee Atkins ‘obriga’ a que os seus alunos não se fiquem pelos tradicionais abdominais.

“Tenham em mente que trabalhar a estabilidade do core obriga a trabalhar também a estabilidade da coluna. É assim que vai evitar com sucesso rodar ou fletir o corpo”, diz a especialista. “No caso da torção lateral, deve ser trabalhada como exercícios especificamente focados nos oblíquos”, continua.

Para seguir o foco da PT americana, há um exercício que não pode faltar no seu plano: a prancha lateral. “Se não conseguir manter esta posição com as pernas esticadas e apoiada nos pés, opte pelo nível abaixo e apoie-se nos joelhos. Porque é que isto é importante? Porque o nosso core precisa de ser limitado a nível de movimentos, para bem se treinar a estabilidade mais localmente”, explica Atkins.

Vai precisar de um tapete de yoga para uma base mais confortável

Quando realizar esta posição, garanta que mantém os princípios que definem qualquer versão deste simples exercício. Isto é, cabeça numa posição neutra, coluna reta e glúteos e core apertados, de forma a manter os músculos tensos durante todo o período que se mantiver em prancha.

Tente completar 30 segundos de cada lado e repita por 3 a 5 rondas. Depois, vá aumentando o tempo até conseguir ficar em prancha lateral por 1 minuto. Se começar com os joelhos no chão, o nível seguinte deverá ser manter os 30 segundos, mas com as pernas esticadas, e não aumentando o tempo na posição inicialmente praticada.

Só nos resta perguntar: já tem um tapete de yoga?

Artigo via Runner’s World

Brand Story