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Estas fontes de cálcio são vegan e saudáveis

Vá por nós, os laticínios não são a única boa fonte de cálcio.

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Os alimentos e as dietas da moda mudam de dia para dia, mas isso não significa que tem desculpa para descurar das necessidades nutricionais do seu corpo, nomeadamente ao nível do cálcio.

Este mineral, especialmente importante para as mulheres após a menopausa, é essencial para a manutenção dos níveis de densidade óssea e, ao contrário do que possa pensar, não está apenas presente no leite e derivados.

Existem inúmeros alimentos ricos em cálcio que podem ser uma excelente opção se é intolerante à lactose, alérgica ou se não consome laticínios por preferência pessoal.

Quer saber quais? A Women’s Health reuniu as principais fontes de cálcio não-lácteas para dar o boost que falta à sua dieta.

Bebidas vegetais

As bebidas vegetais alternativas ao leite de vaca, como soja, aveia ou amêndoa, são enriquecidas com vitaminas e minerais, daí que sejam uma excelente fonte de cálcio não-lácteo.

Legumes verdes

Não há como errar com os legumes, certo? Opções verdes como couve kale, couve-de-bruxelas, espinafres, acelga, nabo e brócolos são excelentes fontes de cálcio.

Feijão

O feijão é altamente nutritivo e uma das mais ricas fontes de cálcio, especialmente o feijão branco, feijão encarnado, feijão-frade e feijão cannellini.

Lentilhas

À semelhança do feijão, também as lentilhas são uma excelente opção para equilibrar os níveis de cálcio, além de serem muito versáteis e poderem ser usadas em vários pratos.

Sementes

Não é por serem pequenas, que devem ser esquecidas! As sementes de sésamo e chia, por exemplo, são ricas em cálcio e podem ser usadas em sopas, saladas ou sobremesas.

Peixe

Camarão, salmão ou sardinha são opções muito nutritivas e ricas em cálcio, que pode incluir na sua dieta para um impulso extra de cálcio.

Tofu

A soja é naturalmente rica em cálcio, daí que o tofu também o seja. Com várias texturas e densidades, o tofu oferece também diferentes teores de cálcio.

Frutos secos

Inclua alimentos ricos em cálcio nos seus snacks, e não apenas nas refeições principais. Amêndoas, nozes ou avelãs são das opções mais nutritivas.

Fruta

Os figos, além de deliciosos, são muitos ricos em cálcio. As laranjas e o ruibarbo também representam uma ótima opção se é intolerante à lactose, alérgica ou se prefere não consumir lácteos.

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