Menu
Inicio Living Estará viciada em compras online?

Estará viciada em compras online?

Com dois ou três clicks, facilmente enche o carrinho virtual e as compras chegam a casa como que por surpresa… mas terá controle sobre as compras online?

compras online

A sociedade atual e a relação que estabelece com a tecnologia tem levantado alguns novos desafios, entre os quais as dependências, nomeadamente a dependência do jogo online ou até das compras online. Em qualquer dos casos, é importante compreender que o mecanismo subjacente a estas dependências é idêntico ao de qualquer outra dependência.

Nestas situações, compreender as causas é importante, para diminuir o comportamento. E à semelhança de outras adições, o corte poderá ter de ser total, ou seja, poderá necessitar de eliminar o comportamento compulsivo de aceder a sites para realizar compras, por exemplo.

As consequências destes comportamentos podem ser graves, podendo conduzir ao isolamento e a dificuldades financeiras graves. Assim, enquanto psicóloga, os meus conselhos são:

  1. Diminuir o tempo gasto em frente ao ecrã;
  2. Diminuir o plafond disponível para compras, deixando disponível apenas o montante necessário para outras despesas do quotidiano;
  3. Não ter cartão de crédito (alguns sites obrigam a que a compra se efetue por essa via);
  4. arranjar atividades gratificantes alternativas, para que se envolva nelas quando se sentir mais instável e vulnerável;
  5. Analisar a compra e a sua vantagem;
  6. Não comprar no imediato e por impulso;
  7. Fazer uma lista das compras e conferir o dinheiro que está a ser gasto para este fim. Apesar de todas estas dicas, recomendo sempre que procure ajuda especializada.

Resposta dada por Catarina Lucas, psicóloga no Centro Catarina Lucas – Psicologia e Desenvolvimento (Lisboa)

Brand Story