Menu
Inicio Gravidez É a esta hora que nascem mais bebés, diz a Ciência

É a esta hora que nascem mais bebés, diz a Ciência

bebés
bebés

Uma nova investigação, publicada na revista cientifica PLOS One, descobriu a hora do dia em que mais bebés nascem.

Depois de analisar mais de cinco mil milhões de nascimentos, ocorridos em unidades de maternidade do Reino Unido entre 2005 e 2014, a equipa de investigação identificou as quatro da madrugada como a ‘hora do nascimento’.

É a esta hora que nascem mais bebés, contudo o momento da entrada em trabalho de parto e o método utilizado no nascimento têm impacto no determinar da hora ‘H’.

Timming e métodos

Os partos normais, provenientes de um trabalho de parto espontâneo, têm uma maior probabilidade de ocorrer entre a meia-noite as seis da manhã, em dias da semana, com o pico a acontecer às quatro da manhã. Já os partos induzidos acontecem, em média, por volta da meia-noite, habitualmente às terças e sábados. Por fim, as cesarianas são mais frequentes aos dias de semana, entre as nove e as dez da manhã.

De acordo com os dados obtidos, 28,5% dos nascimentos ocorreu entre as nove da manhã e as 16h59 nos dias de semana – 71,5% ocorreu fora do período de horas laboral, ou seja, aos fins-de-semana, feriados ou de madrugada.

De acordo com a equipa de investigação, estes resultados poderão ser benéficos aquando do planeamento e agendamento dos partos.

Ainda que o motivo pelo qual a maior parte dos nascimentos ocorre durante a noite seja claro, alguns especialistas acreditam que a situação está relacionada com um aumento da ‘hormona do sono’, a melatonina.

Brand Story