Menu
Inicio Saúde Esta é a zona do corpo onde as bactérias mais resistem

Esta é a zona do corpo onde as bactérias mais resistem

Tabaco, higiene, alimentação e até fatores ambientais são alguns dos responsáveis por certas bactérias nos afetarem, podendo causar vários tipos de doenças

bactérias

De acordo com os Miguel Lanaspa e Patrícia Abrantes, investigadores no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, “no trato respiratório superior temos bactérias com grande plasticidade metabólica”. Ou seja, vivem na sua própria boca.

É lá que acabam por resistir aos mais variados fatores, até mesmo à boa higiene bocal. Na verdade, continua a professora e microbiologista Isabel Portugal, “a microbiota da cavidade oral é muito variada, existindo mais do 500 tipos diferentes de bactérias, assim como fungos e protozoários”.

Quanto à sua distribuição, diz a especialista, esta “irá variar ao longo da vida de acordo com uma série de fatores, entre os quais o estado da dentição”. A partir de agora, pense duas vezes antes de levar novamente os dedos à boca!

Como reduzir este mal?

“A dieta, o tabaco, a higiene e até os fatores ambientais são alguns dos responsáveis por estas bactérias causarem doenças na boca. Além destas doenças podem resultar amigdalites, pneumonias, doenças cardiovasculares e doenças sistémicas, entre outras.

Para evitar estas doenças ou até mesmo doenças cardíacas e respiratórias é necessário que o microbioma oral esteja em sintonia e equilíbrio com o hospedeiro”, alerta Isabel Portugal. A ingestão de álcool ou alimentos processados e o tabagismo podem comprometer o microbioma oral, assim como o hábito de roer as unhas. Além disso, a má higiene pode também fazer proliferar as bactérias ‘más’. Mantenha uma alimentação saudável, escove os dentes duas vezes por dia (e use fio dentário!) e, claro, não fuja a sete pés do dentista!


Leia também:

Como é feito um branqueamento aos dentes?

Brand Story