Menu
Inicio Saúde Esta é a melhor proteção menstrual que pode usar para fazer desporto

Esta é a melhor proteção menstrual que pode usar para fazer desporto

A verdadeira revolução feminina veio com produtos de higiene íntima para treinar em segurança durante a menstruação.

Pexels

Com os avanços científicos, já existem vários produtos estrela que nos permitem fazer qualquer atividade física, mesmo por longos períodos de tempo, sem termos de nos preocupar com a nossa menstruação.

Existem produtos externos que absorvem a hemorragia assim que esta sai da vagina, tais como pensos de pano descartáveis ou reutilizáveis e cuecas menstruais. Os produtos internos são colocados na vagina para recolher ou absorver o fluxo menstrual, tais como tampões e copos menstruais.

O que é melhor? Bem, a resposta curta: qualquer que seja o produto com o qual se sente mais confortável. Contudo, para além do conforto, há outros fatores a considerar na escolha de um produto: preço, sustentabilidade ou nível de absorção. Haverá dias no seu ciclo em que prefere um porque o fluxo é maior, outros quando escolhe outra opção. Vejamo-los um a um, as suas vantagens e desvantagens. Depois damos-lhe a nossa opinião e, no final, você decide.

Pensos descartáveis

Os pensos descartáveis são feitos de uma camada de material absorvente: um lado cola-se à sua roupa interior e o outro absorve o seu fluxo menstrual. Vêm em diferentes tamanhos e espessuras; pode escolher o que melhor se adapta ao seu fluxo, dependendo também do tempo do seu ciclo ou se tiver ciclos menstruais irregulares.

O maior inconveniente é que podem mover-se quando está a treinar, ou que não são capazes de absorver toda a hemorragia de uma longa sessão de treino.

Outro grande inconveniente é o quão insustentáveis eles são. É preciso atirar os pensos para o caixote do lixo (lembre-se, nada de os deitar pela sanita abaixo). Existem no mercado opções descartáveis mais ecológicas, feitas de algodão orgânico e sem plástico.

Pensos reutilizáveis

Os pensos reutilizáveis são uma boa alternativa aos clássicos pensos descartáveis: podem ser lavados e reutilizados. Estão disponíveis em diferentes materiais tais como bambu ou algodão e vêm em diferentes opções de absorção, desenhos de tecido e cores. O melhor destes produtos é que são muito amigos do ambiente, muito macios, a sua pele não está em contacto com agentes agressivos tais como a celulose e o plástico.

O pior destes pensos é que por vezes não se mantêm no lugar tão bem como os descartáveis, movimentam-se mais e podem causar manchas. Para correr não são os melhores. Além disso, se tiver de o trocar a meio de uma sessão de treino, terá de levar o penso usado no bolso até terminar.

Cuecas menstruais

Entre os produtos reutilizáveis, as cuecas menstruais têm-se estado muito na moda ultimamente. São uma das opções mais confortáveis para o desporto. As cuecas menstruais parecem roupa interior normal, mas têm uma camada extra absorvente incorporada: as cuecas recolhem o fluxo menstrual à medida que este deixa a vagina. Como produtos reutilizáveis, as cuecas menstruais vêm em diferentes estilos, tecidos e absorventes. Durante os dias de maior fluxo, pode utilizá-las em combinação com um produto menstrual interno.

Tal como os pensos reutilizáveis, poderá ter de levar o par usado no bolso até chegar a casa. Os fabricantes recomendam que sejam mergulhadas em água fria antes de as colocar na máquina de lavar roupa.

Tampões

Um tampão é um item de higiene feminina que absorve o fluxo menstrual. O tipo mais comum atualmente é vendido sob a forma de unidades descartáveis, que são inseridas manualmente na vagina e removidas com um cordel. O tampão tem a forma de um tubo, com um núcleo comprimido de material absorvente coberto por uma malha. Podem ter um aplicador para facilitar a inserção na vagina.

É muito confortável, se for inserido corretamente, nem sequer saberá que o está a usar, e é ideal para triatletas e banhistas porque pode ser usado na água.
No entanto, o tampão tem duas desvantagens claras:

Embora este seja um problema muito raro, são o único produto com o qual existe um risco de síndrome do choque tóxico, uma reação que pode levar à morte. No entanto, as mulheres estão bastante conscientes disto e, para evitar este problema, nunca usamos um tampão durante mais de 8 horas.

Tal como os pensos higiénicos descartáveis, os tampões são muito pouco ecológicos: não são reciclados e geram milhares de toneladas de resíduos em todo o mundo. Além disso, a queima destes resíduos emite gases tóxicos. Para evitar este último, recomendamos a utilização de tampões ecológicos, de preferência feitos de algodão orgânico. Melhor para o planeta, e melhor para si também.

Copo menstrual

Se estiver a pensar: “Como posso encaixar o meu copo menstrual se já tenho dificuldade em colocar um tampão?”, verá que na realidade não é assim tão difícil. Eis as vantagens:

Não absorve o período mas recolhe-o, pelo que não contém qualquer produto absorvente que possa ser tóxico. Portanto, é absolutamente inofensivo.

Se estiver corretamente ajustado, nem sequer saberá que o está a usar. Pode utilizá-lo para qualquer desporto, até mesmo para nadar, e pode dormir com ele.

É muito confortável, feito de silicone, quase à prova de fugas e o seu silicone macio é mais confortável do que pensos ou tampões que podem causar irritação.

É mais amigo do ambiente, uma vez que é reutilizável, o que significa menos produtos acumulados em aterros sanitários.

É muito mais económico: um copo menstrual dura cerca de 10 anos.

O verdedito

Copo menstrual. Se tiver dificuldade em inseri-lo na sua vagina, então recomendamos a cueca menstrual. Não só se sentirá fresca e livre, como também reduzirá o impacto da sua pegada climática no planeta.

Brand Story