Menu
Inicio Novidades Esta é a hashtag com mais mentiras do Instagram

Esta é a hashtag com mais mentiras do Instagram

Tudo pela vontade de passar a ideia de perfeição.

Esta é a hashtag com mais mentiras do Instagram

Ao contrário do que parece nos dias de hoje, o Instagram começou por se destacar das outras redes sociais por fazer da fotografia protagonista e por dar a possibilidade de acrescentar filtros às imagens, tornando-as mais apelativas, características e artísticas. Com o passar do tempo, esta rede social ganhou o estatuto de montra digital e a necessidade de mostrar (ou fingir mostrar) o que é real passou a ser uma necessidade. Mas sempre envolta de mentira.

De acordo com um estudo da Universidade de Windsor, no Canadá, e citado pelo site Psychology Today, são cada vez mais as pessoas que usam a hashtag #nofilter em fotografias às quais acrescentaram filtros, querendo com isso passar uma imagem de real quando, na verdade, se trata de uma fotografia editada. Para os mentores do estudo, as pessoas mentem ao usar esta hashtag porque querem passar a ideia de que a sua aparência é perfeita e natural sem qualquer tipo de filtro (embora o tenham usado antes de publicar a imagem).

Ao todo, foram até agora publicadas 256 milhões de fotografias com a hashtag #nofilter, contudo, o estudo analisou apenas 18 mil imagens e concluiu que mais de 12% tinha filtros – embora o número passa ser bem mais elevado, pois são cada vez mais as pessoas que editam as imagens em aplicações externas ao Instagram, trabalhando a cor e a luminosidade sem recorrer necessariamente aos filtros que a rede social oferece. Curiosamente, a hashtag #nocrop é também recorrente e também alvo de mentira, diz o mesmo estudo.

Para os psicólogos responsáveis pelo estudo, o Instagram ainda passa muito a ideia de perfeição e as pessoas não sabem separar o real da ficção, acabando por mentir não só nas fotografias (editando-as), como as hashtags e nas legendas.

Brand Story