Menu
Inicio Saúde Esta criança precisa de um tipo de sangue raro

Esta criança precisa de um tipo de sangue raro

Esta criança precisa de um tipo de sangue raro

Zainab Mughal tem dois anos, é norte americana e o seu tipo de sangue é dos mais raros que existem. Uma particularidade que dificulta em muito a sua luta contra o cancro de que sofre.

Tal condição obriga a que a criança receba várias transfusões de sangue. Contudo, dos cerca de mil dadores que foram testados, apenas três tinham o tipo de sangue que Zainab precisa.

Este é o resultado atual da campanha global que foi posta em curso após a criança ter sido diagnosticada em setembro deste ano.

Este é um tipo de cancro bastante raro mas muito agressivo, que afeta principalmente bebés e crianças. Quanto ao tratamento, obriga à constante transfusão sanguínea do seu sangue que se torna raro e difícil de encontrar. A sua particularidade está na falta de um antígeno que, em casos mais comuns, se encontra nos glóbulos vermelhos.

De referir que não são as transfusões que irão salvar a vítima, contudo, este é um aspeto essencial para que o tratamento em si funcione.

Como aponta a OneBlood, centro sanguíneo que está a apoiar a procura por dadores, as zonas onde é mais provável encontrar indivíduos com sangue compatível é no Paquistão, Índia ou Irão. Mas de entre esta população identificada, estima-se que apenas 4% tenha o sangue em causa. Até à data, encontraram-se dois dadores nos Estados Unidos e um no Reino Unido.

Apesar das dificuldades, o tratamento por quimioterapia já está a dar resultados, uma vez que o tumor está a reduzir.

Para que não seja em vão, os pais de Zainab deixam uma mensagem: “a nossa filha depende muito do sangue. O que os dadores estão a fazer por ela é incrível”.

Brand Story