Menu
Inicio Sexo Está comprometida mas interessada noutro? Saiba o que fazer

Está comprometida mas interessada noutro? Saiba o que fazer

Cinco dicas a seguir, ou pelo menos para se questionar, caso se encontre nesta situação e queira avaliá-la internamente.

@How I Met Your Mother

Abriu este artigo porque está num relacionamento de longo prazo, mas começou a ter sentimentos por outra pessoa? Em primeiro ligar, queremos que saiba que esta experiência é muito comum. E ter interesse por outra pessoa não significa que o seu relacionamento atual acabou ou que você é uma pessoa terrível.

Então, antes que se deixe levar pelo stress, respire fundo. Existem passos que pode tomar para administrar a situação. Há simples conselhos que a podem ajudar neste sentido. A Women’s Health dos Estados Unidos reuniu alguns conselhos especializados junto de Carly Dober, psicóloga americana especializada em relacionamentos.

#1/ Entenda que o que se está a passar consigo é normal

Se se está a martirizar e a dizer a si mesma que é uma péssima namorada/parceira/esposa/… é hora de parar. Não é a primeira a passar por isso e com certeza não será a última.

É incrivelmente comum que as pessoas comprometidas experimentem sentimentos ou ‘paixões’ por outra pessoa. Mesmo em casos de os relacionamentos de longo prazo mais estáveis. O problema é que as pessoas normalmente não estão abertas a discutir estes problemas quando os mesmos surgem. Aceite que é algo normal, ainda que se possa transformar em algo mais problemático, quando a atração leve se transforma em algo mais profundo ou indesejado.

# 2 / Saiba que isto não tem de significar o fim do seu relacionamento

Não está mais sentindo aquela felicidade vertiginosa e despreocupada que é tão comum no início de muitos relacionamentos? Isso também é muito normal, especialmente quando a chamada “fase da lua-de-mel” chega ao fim.

“À medida que os relacionamentos se desenvolvem, algumas pessoas tendem a não namorar com o parceiro como costumavam. Além disso, uma certa confusão de papéis (paternidade etc) também pode afetar o desejo”, diz Carly.

Dito isso, “se não se sente mais atraída pelo seu parceiro atual, tem sentimentos por outra pessoa e está a pensar agir com base nesses sentimentos – isso pode ser um sinal de que o seu relacionamento acabou”, diz Carly.

#3/ Limite o contato com seu crush

Para encerrar sentimentos indesejados por outra pessoa, é útil estabelecer alguns limites sólidos. Carly sugere criar alguma distância física, emocional e psicológica da pessoa em questão. Por outras palavras? Não se coloque em situações em que possa ser tentada a agir de acordo com essas emoções.

“Se está comprometida com o seu parceiro e não está interessada em explorar os sentimentos que surgiram para como outra pessoa, seja clara sobre que limites parecem bons e o que seria preocupante. Por exemplo, conversar brevemente com aquela pessoa no trabalho ou fazer planos individuais com ela após sair do escritório para tomar um copo, jantar ou ver um filme são situações muito diferentes ”, diz a psicóloga.

“Se isso for confuso, uma pergunta útil que pode fazer a si mesma é: ‘se o meu parceiro me visse agora com essa pessoa, isso seria um problema?’“, continua.

#4/ Use esta experiência como uma oportunidade para refletir sobre o seu relacionamento

Embora ter sentimentos por outra pessoa não signifique necessariamente que o seu relacionamento atual acabou, Carly diz que, em alguns casos, pode ser “indicativo de problemas mais profundos”.

“Desenvolver sentimentos por outra pessoa pode significar que o seu relacionamento atual pode estar a ficando obsoleto. Pode estar a discutir muito, a passar pouco tempo com o seu parceiro, a divertirem-se juntos, como no passado, o que pode estar a levar a sentimentos de tédio ou fadiga no relacionamento”, explica Carly.

A especialista recomenda considerar se há questões ou preocupações mais profundas no seu relacionamento. Além disso, diz que também pode ser útil “conversar com amigos ou com um terapeuta para obter algum apoio. Isso também pode ajudá-la a “descobrir como gostaria de proceder”.

#5/ Trabalhe para melhorar o seu relacionamento

Em muitos casos, uma experiência como esta pode ser um lembrete valioso de quão precioso é o que você já tem. “Pode usar estas informações para melhorar o seu relacionamento atual e conversar com o seu parceiro sobre como se reconectar e passar tempo de qualidade juntos para reacender a faísca que costumavam ter”, diz Carly.

Brand Story