Menu
Inicio Saúde Escudo protetor: Conheça os riscos do sol para a saúde dos olhos

Escudo protetor: Conheça os riscos do sol para a saúde dos olhos

O seu kit de proteção solar está recheado de cremes, bálsamos labiais e sprays capilares. Tudo certo, mas e os olhos? Aprenda a fazer frente ao sol a 100%.

O seu kit de proteção solar está recheado de cremes, bálsamos labiais e sprays capilares. Tudo certo, mas e os olhos? Aprenda a fazer frente ao sol a 100%.

Escaldões, queimaduras e, em casos extremos, cancro da pele. Já conhece a história de trás para a frente quando o assunto é proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Mas o final também não é feliz para outras zonas do corpo. Desta vez, os holofotes estão virados para os olhos.

Não importa o grau de exposição. Quando se encontra sob a alçada do sol, todo o cuidado é pouco. Apesar de, em Portugal, não haver dados concretos sobre o número de casos em que a doença ocular se deve à radiação solar (porque é difícil contabilizá-los), o que é certo é que a lista de patologias vai muito para além das típicas queimaduras. Um dia inteiro estendida na toalha pode dar-lhe o tom bronzeado que tanto adora, mas também um sem-fim de problemas.

Dos menos prejudiciais aos mais preocupantes, os efeitos dos raios solares podem resultar numa simples e temporária secura da vista, que passa sem quase dar por isso, mas também em situações que levam à perda da visão. E ninguém está livre de perigo.

“Qualquer indivíduo, independentemente da idade ou pigmentação cutânea, é suscetível ao dano pela radiação UV”, alerta Rita Flores, oftalmologista e Secretária Geral da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Ainda assim, existem grupos de risco: crianças, idosos e quem tem pele e olhos claros estão sob a mirada dos raios mais nocivos e, por isso, é preciso redobrar os cuidados. Felizmente, neste artigo estão várias formas de se manter protegida.

Inimigos solares a abater

Um descuido no cuidado solar pode resultar em doenças oculares que a vão fazer não desfrutar do sol. Do 8 ao 80: Há problemas que duram horas e outros que podem levar à cegueira.

Pare de brincar com o sol e conheça as patologias que lhe podem provocar mais lágrimas, na galeria.

Leia também

Mantenha o seu colesterol na linha

 

Brand Story