Menu
Inicio Uncategorized Sobre equipamentos do método pilates. Uma breve resenha histórica

Sobre equipamentos do método pilates. Uma breve resenha histórica

O professor António Craveiro explica tudo.

António Craveiro
Sobre equipamentos do método pilates. Uma breve resenha histórica

Todos os equipamentos do método pilates foram criados e desenvolvidos pelo próprio fundador da Contrologia (normalmente designado por método pilates), Joseph Pilates.

O fundador do método, durante toda a sua vida, desenvolveu e criou novos aparelhos (apparatus) e peças para os seus equipamentos, adaptando-se às necessidades individuais dos seus alunos.

Assim, as primeiras experiências remontam ao período da 1ª grande guerra mundial (1914-1918), onde as molas das camas dos hospitais começaram a ser utilizadas num processo de reabilitação dos doentes acamados. E foi desta forma que se deu início à ligação entre o futuro método pilates e a reabilitação.

Outra das razões da invenção e desenvolvimento da maior parte dos seus aparelhos, deveu-se à necessidade de atuar de uma forma mais eficaz e eficiente na alteração de padrões motores incorretos, isto é, uma melhor realização de movimentos ditos incorretos.

Sabendo que o repertório motor utilizado por Joseph Pilates no Matwork (34 exercícios) eram altamente desafiantes e a maioria dos alunos não possuía competências motoras para a execução dos mesmos, pois os exercícios realizados no mat eram (são) bastante exigentes, Joseph Pilates, com a criação dos aparelhos, veio facilitar a sua execução. Sem estes aparelhos, os alunos tinham como elemento dificultador a ‘luta contra a gravidade’.

Assim sendo, todos os equipamentos foram concebidos para auxiliar na execução dos exercícios do solo e para restabelecerem as dificuldades/fraquezas das pessoas, como a falta de conexão com o centro; costelas estendidas em excesso devido a retificações e compensações da caixa torácica; falta de mobilidade entre os segmentos vertebrais; restrições de movimentos na articulação coxo-femural; rigidez e encurtamento dos músculos flexores da anca e extensões da coluna lombar; excessiva tensão nas áreas da cintura escapular e dificuldade para dissipar esta tensão nesta área; etc.

Foi juntamente com o seu irmão Fred, que Joseph refinou as suas invenções e obteve o seu primeiro registo de marca dos seus equipamentos, em 1945. Mas foi já no ano de 1960, que Pilates pediu ao Sr. Gratz (engenheiro civil), apoio técnico e ajuda na manufaturação do seu equipamento.

Por muitos anos, a Gratz Manufacturer foi a principal responsável pela construção e venda de equipamentos para a pequena comunidade de praticantes de pilates e foi assim que o método se tornou mais popular, proporcionando o aparecimentos de novas empresas na construção dos aparelhos, na criação de novos acessórios, na alteração dos modelos originais e procedimentos em relação aos exercícios propostos pelo método original.

Atualmente, existem fabricantes em vários países de todo o mundo, permitindo uma massificação do método pilates.

 

O especialista

Prof. António Craveiro, Mestre em Ciências do Desporto, Diplomado em Pilates Clássico/Autêntico e em Pilates Clínico

António Craveiro

Brand Story