Menu
Inicio Living Equipa norueguesa de andebol de praia recusa-se a competir de biquíni

Equipa norueguesa de andebol de praia recusa-se a competir de biquíni

Alegam que o seu equipamento é sexista e incómodo, mas receberam ameaças da organização.

Twitter

É necessário jogar de biquíni durante uma competição de andebol de praia? É esta a questão da seleção feminina norueguesa, que durante o Campeonato da Europa decidiu manifestar-se contra este equipamento obrigatório, que qualificou de “sexista”. Algo justificável, tendo em vista que os seus colegas da seleção masculina não usam calções de banho para competir. Daí a pergunta que se fazem: “por que o fazemos?”

Há meses que as jogadoras pedem para competir de calções, parecidos com os que costumam usar nos treinos. Um pedido ao qual as suas colegas suecas também aderiram. Consideram o biquíni antiquado, sentem-se “desnecessariamente sexualizadas” e acham desconfortável.

Mas a Federação Europeia de Andebol (EHF) não deu o braço a torcer. Mesmo assim, as norueguesas resolveram quebrar a regra de qualquer maneira, em protesto, e usaram calções na partida que jogaram contra a Espanha.

A organização impôs uma multa e a equipa concordou em pagar. No entanto, a punição por desobediência ao código de vestimenta foi aumentada, para surpresa das jogadoras. “Primeiro, disseram-nos que iriam multar-nos em 500 coroas por pessoa e por jogo, o que no total seriam 50 mil coroas (cerca de 4800 euros). “No entanto, a organização acabou por as ameaçar com a desclassificação”.

“É por isso que fomos forçadas a jogar de biquíni”, lamentou a capitã norueguesa, Katinka Haltvik.

O código de vestimenta da EHF também se aplica à Espanha. De acordo com o regulamento da Real Federação Espanhola de Andebol de Praia: “as jogadoras são obrigadas a jogar sempre de biquíni e estão proibidas que a parte de baixo do equipamento cubra mais de 10 centímetros da parte superior das pernas”.

Uma regra que não se aplica a jogadores do sexo masculino: eles podem jogar com calções: “Os homens devem usar calções. Os calções, desde que não sejam muito largos, podem ser mais compridos”.

Brand Story