Menu
Inicio Saúde Equilibre assim os seus intestinos

Equilibre assim os seus intestinos

Equilibre assim os seus intestinos

“Existem cada vez mais evidências de que um microbioma equilibrado, sobretudo ao nível intestinal, garante uma melhor saúde (prevenindo particularmente a síndrome metabólica) e previne perturbações comportamentais”. Assim garantem os investigadores da Universidade Nova, em Lisboa, Miguel Lanaspa e Patrícia Abrantes.

Os especialistas frisam que “o organismo necessita de um ambiente intestinal equilibrado para garantir o normal funcionamento dos sistemas. Tal é verdade tanto a nível do excretor quanto do neurológico. Ora, esse equilíbrio só é garantido com a presença e o funcionamento simbiótico do microbioma”. O bem-estar destes pequenos ‘amigos’ que tem dentro de si – e que deve estimar – pode ficar assegurado se tiver “uma dieta equilibrada. Para tal, garanta a ingestão de probióticos, com vegetais que aportem um conteúdo importante em fibra”. A par disso, reduza o consumo de comida processada”, explicam.

Além disso, “diminuir a ingestão de carne também ajuda a manter um microbioma intestinal saudável, provavelmente pela diminuição de ingestão de antibióticos presentes na carne”, concluem.


Leia também:

Covid-19. O que tem de fazer para cuidar da saúde mental

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story