Menu
Inicio Uncategorized Energia rumo a melhores resultados

Energia rumo a melhores resultados

Mafalda Almeida
Energia rumo a melhores resultados
Por or Mafalda Almeida, Executive & Life Coach, formadora, palestrante, mentora, e autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo.
Energia rumo a melhores resultados Será que a nossa energia é um factor importante para nos ajudar a atingir o sucesso e os nossos objectivos? Sim, é importante e arrisco-me a dizer que é fundamental.
O mundo pertence a quem tem energia, a quem se desafia diariamente, a quem corre e persegue os seus objectivos e intenções constantemente. Digo com frequência que o sucesso é uma questão de maratona e não um sprint. É necessário um enorme grau de autoconhecimento para percebermos o que nos drena as energias e o que contribuir para as repor.
Energia é também uma questão de gestão. Gestão do tempo, gestão de expectativas, gestão da nossa autoestima. Existem de facto coisas nas quais não devemos investir energia. São os chamados “vampiros de energia”, como lhes gosto de chamar. São eles, por exemplo, as pessoas tóxicas e negativas, as tarefas que não levam a lado nenhum em concreto, as redes sociais (sabia que perdemos em média duas horas por dia a navegar nas redes sociais?), entre outros.
Sabia que as pessoas que apresentam elevados e constantes níveis de energia são também as pessoas mais felizes? Ambas (energia e felicidade) são directamente proporcionais, e andam de mãos dadas. Quando uma cresce o nível da outra também cresce.
E ser feliz é de facto uma decisão. Sei que esta afirmação pode ser polémica, até porque já ouvi diretamente algumas pessoas me dizerem que não é bem assim…. Existem pessoas que entregam o ónus da sua felicidade nas mãos de outras pessoas, e das circunstâncias da vida. E é uma pena. A decisão de ser feliz (independentemente das circunstâncias) é nossa. Só nossa. E, como consequência, a decisão de termos energia para o que realmente importa também é nossa.
Os três pilares fundamentais que defendo, neste contexto de produção e manutenção de energia, podem parecer simples e óbvios: descanso, alimentação e exercício físico. Tenho de os referir e de lhes dar protagonismo, porque embora pareçam óbvios aos olhos de todos nós, sei que são demasiadamente esquecidos no nosso dia-a-dia. As pessoas simplesmente esquecem-se da sua importância no âmbito pessoal e profissional, e é no seguimento desse esquecimento que começam a surgir os problemas “normais”: cansaço, desmotivação, stress, peso a mais, falta de autoestima (o que leva à falta de autoconfiança), entre outros.
Está de facto nas nossas mãos mudar esta realidade, mudando hábitos (de pensar e de fazer!), mudando o nosso foco, para somente aquilo que nos ajuda a ter mais energia. Essa energia vai trazer resultados, vai fazer de nós pessoas mais realizadas e mais felizes.
[email protected]: @mafalda_almeida_coach
Próximas acções de formação: Programa Intensivo de Liderança Feminina (7ª Edição) NOVA DATA | 20.06.2020 Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. www.mafaldaalmeida.com/rising-academ

Brand Story