Menu
Inicio Treino À procura de energia para regressar ao trabalho? PT dá as melhores...

À procura de energia para regressar ao trabalho? PT dá as melhores dicas

À procura de energia para regressar ao trabalho e à rotina? Então equipe-se e vá treinar! O personal trainer Hugo Costa dá as melhores dicas.

treino,s PT

As férias são, quase sempre, sinónimo de descanso e descontração. É nestes dias out of office que aproveitamos para não ativar o despertador e para deixar a preguiça falar mais alto. Mas isso, muitas vezes, resulta numa sensação de falta de energia que se arrasta até regressarmos ao trabalho – especialmente quando levamos à risca as regras do dolce fare niente nas férias.

E é a treinar que a gente se entende… ou, pelo menos, consegue o boost de energia que tanto precisa para voltar à rotina. “Para obtermos energia, devemos procurar conhecer as três principais vias de obtenção de energia no treino, que são o aeróbico, o anaeróbico lático e o anaeróbico alático”, começa por explicar à Women’s Health o personal trainer Hugo Costa.

Depois, continua o especialista, é preciso “saber que exercícios requerem maior participação de cada via”, sendo que, aconselha, “o melhor é sempre explorar os três, no entanto, de acordo com o objetivo de cada um, podemos ter especial atenção na que melhor se enquadrar nesse mesmo objetivo ou a via mais solicitada em determinada modalidade, se for o caso”.

 

A melhor hora para conseguir energia

Ora, se o objetivo é aguentar um dia de trabalho sem falhas, então o melhor é acordar mais cedo e treinar logo pela manhã. Para Hugo Costa, a manhã é o momento mais certeiro para treinar, pois “a prática de exercício físico estimula a produção de certas hormonas, como é o caso da serotonina (conhecida como a hormona do bem-estar) e inibe a produção de outras, como o cortisol (ligada ao estado de fadiga, dificuldades em dormir, etc.).”

“O treino matinal não dará garantias de que o dia irá correr bem, mas o contributo ficou dado e a pessoa estará psicologicamente mais apta a dar respostas a desafios que o dia possa apresentar”, explica.

 

Como treinar para ter mais energia

Por muito que o cansaço fale mais alto, uma coisa é certa: para ter energia é preciso suar. Mas, “se tivermos pouco tempo, exercícios aeróbios terão que ficar para segundo plano. Opte antes por exercícios que solicitem mais as outras duas vias (anaeróbico lático e o anaeróbico alático). É que o aeróbio carece de mais volume para atingir uma maior participação. Porém todas as vias são solicitadas, mas uma sempre com maior ênfase”.

Segundo o especialista, quando o tempo para treinar é escasso. Poderá optar pelo “lançamento do peso. “Visualizando o ato isolado é um movimento balístico, pelo que poderemos associar ao anaeróbio alático (insignificante ao nível de produção de ácido lático)”, explica.

Opte também pelas “séries de 400 metros a correr a uma cadência elevada. Irão fazê-la perceber, “no dia seguinte, que pode enquadrar no treino anaeróbio lático. Ou seja, a produção de ácido lático e sua acumulação no tecido muscular, que se reverte naquela ‘dorzinha’, quefaz parte do processo inflamatório. Algo que, por sua vez, conduz à evolução”.

“Visto que no dia seguinte estará dorida, o melhor é optar por uma corridinha moderada de 30 minutos. Um treino apenas para aumentar o aporte sanguíneo aos membros inferiores ajudando à remoção do ácido lático dos músculos”. Assim, estará já “perante o treino aeróbio”.

Desafie-se sempre, e com consciência

Importa salientar que, para ter energia através do treino, deve “conhecer os próprios limites e desafiá-los de forma consciente. Deve conhecer o limiar lático para saber quando está a trabalhar acima deste ou abaixo. Assim terá consciência para saber se está a evoluir”.

“Quanto aos exercícios, olhe em seu redor e divirta-se com o que o espaço tiver para oferecer. Olhe para as coisas como desafios, uma simples rampa, escadaria, areia solta… Tudo isto constituirão variáveis bastante produtivas no treino; E darão certamente um desafio enorme, seja qual for o exercício que escolher”.

Brand Story