Menu
Inicio Covid-19 Onde encontrar todas as vitaminas e minerais

Onde encontrar todas as vitaminas e minerais

Apesar de serem facilmente encontrados nos alimentos mais comuns da culinária portuguesa, sabe mesmo onde está cada um dos micronutrientes?

Os alimentos onde encontra todas as vitaminas e minerais

Os micronutrientes têm um papel determinante para a nossa saúde e bem-estar.

Encontram-se nos mais variados alimentos de origem animal e vegetal e quanto mais pura for a sua origem, melhor. Como assim? Evitar alimentos processados e dar preferência aos alimentos no seu estado mais natural é uma das estratégias mais eficazes para dar ao organismo as vitaminas e minerais que tanto precisa.

Mas o que são mesmo vitaminas e minerais?

Segundo o Guia: Nutrientes, Aditivos e Alimentos do Instituto Consumidor, trata-se de micronutrientes “necessários em menores quantidades, mas apesar disso não são menos importantes no papel que desempenham”.

 

Vitaminas e minerais. O que tem mesmo de saber

As vitaminas, minerais e oligoelementos não fornecem energia, mas atuam diretamente em várias funcionalidades do organismo, desde a produção de hemoglobina à regulação da temperatura corporal e ativação do sistema nervoso.

No que diz respeito às vitaminas, estas podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis. As primeiras atuam com a ajuda de água, como é o caso das vitaminas do complexo B e da vitamina C, e as segundas necessitam de uma fonte de gordura, como é o caso das vitaminas A, D, E e K.

Quanto aos minerais, estes não fornecem energia, mas assumem um papel determinante para o organismo. Deve consumir mais de 100 mg por dia para que o organismo e sistema imunitário fiquem bem. No leque de minerais encontra o cálcio, o cloro, o enxofre, o fósforo, o magnésio, o potássio e sódio.

Já os oligoelementos requerem um consumo de menos de 100 mg por dia. Contudo, são igualmente indispensáveis para a nossa saúde. Falamos do cobre, crómio, ferro, flúor, iodo, manganésio, molibdénio, selénio e zinco.

Apesar de serem facilmente encontrados nos alimentos mais comuns da culinária portuguesa, sabe mesmo onde está cada um dos micronutrientes?

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story