Menu
Inicio Living Conheça a rotina de Jane Fonda, a atriz mais falada do momento

Conheça a rotina de Jane Fonda, a atriz mais falada do momento

Conheça os segredos de Jane Fonda para uma vida saudável.

Jane Fonda
@janefonda

Se há uma coisa em que a Jane Fonda acredita é em não abrandar, mesmo que a idade avance.

A atriz de 83 anos tem protagonizado uma impressionante lista de filmes ao longo dos anos, mas atualmente, todos a conhecem como Grace Hanson na série de sucesso da Netflix Grace and Frankie, que foi renovada para a sua sétima e última temporada — tornando-se a série original mais longa do serviço de streaming.

No que diz respeito à saúde e à aptidão física, Fonda também não é de desistir. O seu livro de treino e a sua coleção de DVDs de fitness foram uma sensação na década de 1980, e enquanto os seus dias de aeróbica de alta intensidade estão agora atrás dela, o guru da aptidão ainda mantém o seu estilo de vida saudável. “Manter um peso saudável e um coração forte através do exercício físico regular é um ingrediente importante para um envelhecimento bem-sucedido”, disse Fonda à revista People, em 2017.

Mas a viagem para um estilo de vida saudável nem sempre foi fácil para a atriz. Ela tem falado sobre as suas lutas com imagem corporal e bulimia, que foi uma batalha para ela desde a adolescência até aos 40 anos. E em 2019, foi franca sobre as suas batalhas contra o cancro.

O que é que Fonda está a fazer para se manter forte e saudável aos 83 anos? Aqui está tudo o que precisa de saber, nas próprias palavras da estrela.

Ainda arranja tempo para se exercitar

Fonda faz uma longa caminhada todos os dias, e tornou-se fã de treinos de resistência, yoga e ski. “Nunca vou parar”, disse Fonda ao Daily Mail acrescentando que “o mais importante é continuar a andar, manter-me ativa. É o que faço e é assim que me mantenho forte”.

Muitas pessoas desistem de fazer exercício a certa altura, disse ela. “O erro que as pessoas cometem é que se não conseguem fazer o que fizeram, então não fazem nada”, referiu. “Podemos permitir que as nossas várias enfermidades nos definam ou podemos dizer a nós mesmos: ‘Quero manter-me independente o máximo possível. Quero poder sentar-me no chão e brincar com os meus netos. Quero levar pelo menos algumas das minhas bagagens e não levar 15 minutos para sair de um carro”.

Em abril de 2020, a atriz criou um vídeo no TikTok da sua rotina durante a pandemia, e mostrou alguns agachamentos impressionantes em casa. “Fiz estes agachamentos enquanto estive presa”, escreveu Fonda, referindo-se à sua detenção na sequência dos protestos contra as alterações climáticas em Washington D.C..

Ajustou os treinos para serem apropriados à idade

Ao longo dos anos, Fonda enfrentou alguns problemas de saúde, mas não deixou que isso a impedissem de se manter em forma. “Tenho uma anca falsa, um joelho falso, e já fiz várias cirurgias nas costas, por isso agora sou meio metal e meio humana. Tenho osteoartrite e entrar e sair de um carro é um desafio”, disse ao Daily Mail, em 2016. “Mas sinto-me com sorte por ter feito muito trabalho de fitness no início da minha vida, porque significa que agora estou mais forte”.

Como há muitos exercícios que já não consegue fazer, faz exercícios “que são mais seguros quando se é mais velho”, disse à Healthy Living. “Eu ando. Levanto pesos mais leves. Movo-me mais devagar. Mas continuo a andar. Manter o corpo ativo é absolutamente crítico”.

Ela acredita em mudanças de estilo de vida a longo prazo

“A maioria das dietas focam-se na perda de peso e aplicam comportamentos restritivos temporários (e muitas vezes pouco saudáveis). Infelizmente, este cenário faz-nos falhar”, explicou Fonda num vídeo para o BeFit. Em vez disso, Fonda recomenda que se desfaça da dieta e mude todo o seu estilo de vida para ser saudável, o que inclui encontrar amigos saudáveis, definir uma rotina de treino regular, começar o dia com um pequeno-almoço nutritivo — e permitir-se deliciar-se com um pedaço de chocolate de vez em quando.

Prefere manter-se ocupada em vez de se reformar

Muitas pessoas reformam-se aos 65 anos, mas aos 83, Fonda não está pronta para desistir. “Precisava de um emprego estável. É difícil ser uma atriz mais velha e estar no trabalho regular — as pessoas esquecem-se que é assim que ganhamos a vida”, disse ao Daily Mail. “Nunca pensei que, na minha idade, pudesse dizer que tenho trabalhado muito para me mimar, mas fico feliz em dizer que é esse o caso”, acrescentou.

Mas a atriz não toma a sua energia como garantida. “Se me tivessem dito aos 20 ou 30 anos que ainda estaria a atuar aos 80 num programa como (Grace and Frankie), teria dito: ‘Estás maluco’. Não pensei que viveria tanto tempo”, contou a Ellen Degeneres. “Todos os dias me levanto e quero beliscar-me. Sinto-me muito abençoada”.

Tem outras paixões para além do cinema

Como ativista de longa data, Fonda tornou-se extremamente aberta sobre os perigos das alterações climáticas. Em 2019, a atriz mudou-se para Washington D.C. para dedicar o seu tempo à consciencialização em torno da crise climática. Fez uma parceria com a organização internacional sem fins lucrativos Greenpeace e começou a realizar protestos climáticos nas escadas do edifício do Capitólio todas as sextas-feiras.

As sextas-feiras de protestos de Fonda levaram-na a várias detenções por desobediência civil, mas isso não impediu as suas manifestações. Devido à pandemia, os protestos foram virtuais e, muitas vezes, ela partilha informações sobre o clima nas suas redes sociais.

Usa produtos à base de cânhamo para uma pele saudável

Como muitas outras celebridades, Fonda enfrentou o escrutínio da cirurgia plástica que fez no maxilar e nos olhos, procedimentos que diz serem “mínimos” mas comprou-lhe “mais 10 anos de trabalho profissional” como atriz. Mas hoje em dia, Fonda diz que a pele seca é um “grande problema” para ela, por isso recorre a produtos hidratantes, como máscaras de cânhamo para uma pele saudável.

Usa maquilhagem natural para a pele madura

O tempo no grande ecrã vem com muitas sessões fotográficas. A sua maquilhadora de longa data, Shawnelle Prestidge, disse à New Beauty que prefere usar bases leves que pareçam mais naturais na pele madura.

Dorme nove horas por noite

Fonda é uma pessoa auto-proclamada “madrugadora” e tem uma rotina noturna incrível. “Eu vivo sozinha. Não tenho marido, por isso posso fazer o que quiser. Costumo estar na cama muito cedo“, contou ao SELF. “Eu tenho uma cama onde posso levantar a cabeça e levantar os pés. Como uma cama de hospital. É um colchão muito confortável”.

Ela põe a temperatura do quarto a 20 graus e liga a ventoinha do teto, antes de se por debaixo do cobertor de cinco quilogramas.

Brand Story