Menu
Inicio Saúde Eis o que a cor da sua menstruação pode indicar

Eis o que a cor da sua menstruação pode indicar

O sangue muda de cor e consistência ao longo de todo o seu ciclo menstrual. Eis o que isso significa para a sua saúde.

período
Pexels

Quando se trata do seu período, o sangue menstrual pode mudar de dia para dia. Desde os tons vermelhos brilhantes que muitas esperam no primeiro dia de hemorragia, até aos tons mais profundos que ocasionalmente são acompanhados de coágulos de sangue, os períodos apresentam uma espécie de roda de cores, cada uma delas única para a mulher. Como descreve o blog Very Well Health, o que se vê refletido no penso, tampão ou copo menstrual é “uma mistura de sangue e tecido do revestimento do útero”. É por isso que a sua cor e espessura não são as mesmas que o sangue que flui nas suas veias”.

Mas embora os períodos possam ser intrinsecamente únicos, é importante estar atenta à forma como os períodos parecem e observar quaisquer alterações ou problemas não característicos que estejam fora da norma. Ter uma maior compreensão do seu período pode ter um impacto significativo na sua saúde, capacitando-a a adotar uma abordagem pró-ativa à sua própria saúde. Embora seja comum o sangue menstrual aderir a uma gama de tonalidades através da roda de cores, certas cores podem ser responsáveis por alterações no corpo e outros fatores subjacentes.

Os médicos notam que há poucas evidências que sugiram que a cor do sangue possa dizer-lhe como as suas hormonas estão a funcionar, mas há coisas a ter em conta quando se trata do seu período menstrual. Sangramento entre períodos ou uma hemorragia que não parece ser um período normal, ou talvez omita um odor, é quando se deve falar com um médico. Coágulos menstruais frequentes que são maiores do que uma polegada são também motivo de preocupação. A hemorragia menstrual anormal pode também incluir hemorragia regular que embebe através da roupa ou roupa de cama e requer que evite atividades diárias ou tire tempo do trabalho; necessidade de mais de um penso de cada vez para controlar o fluxo menstrual; hemorragia que dura mais de sete dias; ou hemorragia que embebe através de um ou mais tampões ou pensos a cada hora durante várias horas.

Então, quando se trata do período, que cores se pode esperar e o que significam exatamente para o seu corpo? Eis a explicação por detrás do sangue e o que significa para si.

Vermelho vivo

O sangue que é vermelho vivo é frequentemente visto nos primeiros dias de hemorragia. Este sangue é novo, o que significa que só passou pela vagina mais recentemente, tornando-o comum no início do seu período. Para quem sofrem de cólicas, o sangue vermelho vivo é também comum. As cãibras ocorrem quando o útero se contrai, o que por sua vez leva a um fluxo sanguíneo mais pesado.

Vermelho escuro

Vermelho escuro, castanho, ou preto é sangue mais antigo. O sangue vermelho escuro acompanha frequentemente um fluxo mais lento à medida que o sangue se torna mais escuro ao longo do ciclo. À medida que o sangue mais velho das partes mais profundas do revestimento uterino é derramado, a hemorragia também abranda.

Coágulos

Não é invulgar as mulheres terem coágulos durante o seu período. Durante a menstruação, pequenos vasos sanguíneos são rasgados à medida que o tecido que reveste o útero é rasgado. As alterações hormonais que ocorrem no final do período verão este revestimento começar a acumular-se, e os fatores de coagulação estão a funcionar como parte deste ciclo. Embora os coágulos não sejam incomuns e, por conseguinte, não sejam necessariamente motivo de preocupação, se vir coágulos com mais de uma polegada de diâmetro, pode indicar uma hemorragia menstrual intensa e valer a pena conversar com um profissional de saúde.

Rosa

O sangue rosa é frequentemente resultado de uma leve hemorragia misturada com corrimento vaginal (que é branco), criando uma cor rosada. Períodos que são muito leves podem também parecer cor-de-rosa. Para quem utilizam contracetivos, são frequentemente esperados períodos mais leves que podem tornar os períodos cor-de-rosa uma ocorrência comum.

Cinzento

Em alguns casos, pode ocorrer corrimento vaginal cinzento e é frequentemente visto como um sintoma de uma infeção vaginal bacteriana chamada vaginose bacteriana, que deve ser tratada imediatamente.

Brand Story