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Eis como pode comer hidratos de carbono sem engordar

Siga estas dicas.

hidratos de carbono, pão

Sabem porque é que os hidratos de carbono são importantes? Porque são um dos principais combustíveis do nosso organismo e por isso há que deixar de lado a ideia de “cortar nos hidratos por completo”.

Reorganizar as doses, sim, mas cortar por completo este macronutriente não só comprometeria um regime alimentar saudável como seria uma prática quase impossível, tendo em conta todos os alimentos que contêm este nutriente. Além disso, e como aponta Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, “o pão, por exemplo, é muito importante para a nossa alimentação. Não podemos é estragá-lo ao encher de gordura, como manteiga ou margarina”.

Hidratos a todas as refeições?

Helena Real, nutricionista e secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, considera importante e esclarecer que os hidratos de carbono são mais do que pão e batata. “São um nutriente presente em diversos grupos alimentares como cereais e derivados, produtos agrícolas, fruta, leguminosas ou frutos oleaginosos”.

Então, como deve ser um menu do dia rico e completo?

Estudos demonstram que devemos comer entre 6 e 10 porções de fruta e vegetais por dia. Assim, combatemos certas doenças e garantimos um peso saudável. Eis como pode dividir o melhor dos hidratos de carbono ao longo do dia:

Pequeno-almoço: Uma taça de iogurte grego com ½ tigela de amoras e 1 banana às rodelas (2 porções)

Snack da manhã: 1 pera, 1 maçã ou 2 mandarinas (1 dose)

Almoço: Salada com ½ tigela de tomate-cereja e ¼ de tigela de batata-doce assada aos cubos (3 doses)

Snack da tarde: Uma mão-cheia de nozes ou sementes e 2 cenouras grandes (2 doses).

Jantar: Proteína com ½ dose de quinoa, farro ou arroz integral com uma porção dupla de verduras salteadas (2 doses).

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