Menu
Inicio Saúde Com medo dos efeitos da poluição? Esta dieta pode ser a salvação

Com medo dos efeitos da poluição? Esta dieta pode ser a salvação

dieta
Shutterstock

A poluição não tem apenas um impacto direto na pele. A nossa audição, visão e saúde ficam também comprometidas, especialmente quando moramos em grandes cidades e passamos uma boa parte do dia presas no trânsito.

Se, por um lado, os cosméticos antipoluição conseguem atuar como um escudo protetor da pele, como podemos prevenir consequências a nível de saúde e bem-estar? Pois bem, nada como seguir à risca a dieta mediterrânea – que é uma das mais ricas em antioxidantes e gorduras saudáveis.

A conclusão é de um recente estudo da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que reforçou a ideia de que o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, peixes gordos e vinho tinto é mesmo o melhor que podemos fazer pela nossa saúde… e longevidade.

 

A dieta antipoluição

Para o estudo, os cientistas analisaram mais de meio milhão de pessoas com uma média de idade a rondar os 62 anos. Todos os participantes eram dos Estados Unidos e foram seguidos ao longo de 17 anos pelos especialistas.

Além do tipo de alimentação escolhido por cada um dos participantes, os investigadores analisaram ainda o grau de exposição a materiais particulados (PM2,5), óxido nitroso (NO2) e ozono (O3).

Assim que todos os dados foram cruzados, foi possível notar que os elevados níveis de antioxidantes dos alimentos que figuram na dieta mediterrânea são capazes de agir contra os radicais livres e moléculas químicas que colocam a saúde em risco.

Além de proteger todo o corpo contra a poluição, a dieta mediterrânea mostrou-se ainda eficaz no reforço da saúde cardiovascular, no controlo do peso e na queda do risco de síndroma metabólica, diabetes e cancro – em particular o cancro da mama -, conta o Medical News Today no seu site.

O estudo foi recentemente apresentado na Conferência Internacional da Sociedade Torácica Americana, em San Diego.

 

https://www.womenshealth.pt/nutricao/kale-couve-todos-deviamos-comer/

Brand Story