Menu
Inicio Beleza É possível que tenha pequenos ácaros a viver nas pestanas

É possível que tenha pequenos ácaros a viver nas pestanas

Mesmo quando fazemos a correta limpeza do rosto é normal que lá fiquem pequenas partículas de maquilhagem e também ácaros a viver nas pestanas.

ácaros a viver nas pestanas

Quando pensamos em ácaros temos, quase sempre, a tendência para associar estes pequenos bichinhos a colchões, sofás ou outros objetos que servem comummente de habitat. Mas, caso não saiba, as nossas pestanas também têm ácaros. Como assim, ácaros?

Comecemos por não entrar em pânico. Mesmo quando fazemos a correta limpeza do rosto é normal que lá fiquem pequenas partículas de maquilhagem e também pequenos parasitas microscópicos, como é o caso do demodex, género de ácaro que não se vê a olho nu e que se situa nas pestanas.

Estes ácaros são, à primeira vista, inofensivos, habitam no rosto (mais perto da zona dos olhos, sendo que é nas pestanas que tendem a reproduzir-se) e podem passar de pessoa para pessoa. Apesar de serem presença frequente em todas as pessoas, são aquelas que têm a pele oleosa as mais propensas a ter estes intrusos, pois, além das pestanas, gostam de permanecer em zonas com mucosa e óleos, como acontece com os cantos do nariz, por exemplo.

Quem tende a dormir com o rosto maquilhado aumenta – e muito – a probabilidade de ter companhia no rosto, que é como quem diz: uma série de ácaros a procriarem. Também quem tem problemas relacionados com inflamações oculares ou alergias constantes (que fazem com que a produção de lágrimas seja maior) podem igualmente correr um maior risco de ter estes ácaros no rosto.

 

Artigo via Women’s Health

Brand Story