Menu
Inicio Gravidez É por isto que os bebés dão pontapés dentro da barriga

É por isto que os bebés dão pontapés dentro da barriga

Mais certo do que a gravidez durar nove meses, é o facto de durante a gestação a mulher ‘sofrer’ com muitos pontapés do bebé.

Beautiful pregnant young woman touching her belly and smiling while sitting on sofa

“Está irrequieto. Deve estar com fome” ou “não consegue dormir” são alguns dos argumentos usados pelas mães, certas de que já conhecem por completo o filho, ainda antes de nascer.

De facto, conhecem-no melhor do que ninguém. Mas tal não invalida que especialistas apontem justificações (mais ou menos romantizadas que as proferidas pelas mães) para explicar aspetos que acontecem no ventre.

Ora, um destes aspetos mereceu ser analisado mais a fundo por um grupo de cientistas do University College London, no Reino Unido. Os especialistas quiseram perceber o porquê de darem pontapés com alguma frequência. Tal é um comportamento que prova a força e agitação destes seres ainda em desenvolvimento, mas não só.

Do estudo, que se baseou na análise à atividade cerebral de 19 bebés, concluiu-se que os pontapés são uma forma de o indivíduo ganhar consciência sobre o ambiente que o circunda. Este é também um comportamento realizado durante o sono, já depois do parto.

 

Não é um comportamento exclusivo do ser humano

Como explica Lorenzo Fabrizi, o neurocientista que lidera o estudo, tal já se havia verificado em ratos. Agora, provou-se que também acontece também com seres humanos. Em comum a ambos os mamíferos estão as oscilações entre certos padrões neurais, que ocorrem no Sistema Nervoso Somático, responsável pelas ações motoras voluntárias e pela perceção de estímulos externos.

Assim, do referido estudo conclui-se que tal é um movimento inconsciente e (quase) exclusivo de bebés recém-nascidos, já que a ação de pontapear foi apontada como bastante mais comum em bebés prematuros ou por comparação com bebés dois dias mais velhos. De notar que, para um recém-nascido, e a nível de desenvolvimento motor, 48 horas é um período de tempo bastante considerável.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/saude/tao-mal-usar-tampao/

Brand Story