Menu
Inicio Saúde É por isto que nos sentimos mais stressadas no outono

É por isto que nos sentimos mais stressadas no outono

Tem-se sentido em baixo? Há uma razão para isso.

depressão sazonal
Pexels

Achar cada vez mais difícil sair da cama quando o frio se aproxima é normal. Mas quando o outono e o inverno começam, também é comum encontrar-se com alguns sintomas depressivos. Nestas alturas pode estar a lidar com depressão sazonal.

A depressão sazonal (SAD) está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno. “Tal como a maioria dos problemas de saúde mental, ela existe numa escala de gravidade, desde relativamente controlável até à interrupção da vida”, diz Michael Terman, diretor do Center for Light Treatment and Biological Rhythms da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América.

A depressão sazonal faz praticamente o que diz. O encurtamento das horas do dia e a falta de luz solar no outono e inverno podem causar um desequilíbrio bioquímico numa parte do cérebro chamada hipotálamo que regula o humor, o apetite e o sono. O resultado? Problemas de sono, ansiedade, depressão, falta de energia e comer compulsivamente em excesso.

Quanto tempo dura a depressão sazonal?

A SAD tem tendência a aparecer durante os meses de outono – desde o final de setembro ou início de outubro, até ao início de março. Para algumas pessoas que lidam com o assunto, os seus sintomas podem ser mais intensos nos meses mais frios e escuros: dezembro, janeiro e fevereiro.

Quais são os sintomas da SAD?

De acordo com o The National Institute of Mental Health, os sintomas clássicos de depressão sazonal são os seguintes:

  • A persistência do humor baixo durante a estação do outono e inverno.
  • Perda de prazer ou interesse em atividades normais
  • Sentir-se irritável, inútil, culpada ou em desespero
  • Falta de energia ou letargia durante o dia
  • Algumas pessoas anseiam por hidratos de carbono e podem, por vezes, ganhar peso como resultado.

Brand Story