Menu
Inicio Saúde É por isto que não deve dormir com a ventoinha ligada

É por isto que não deve dormir com a ventoinha ligada

Se tem alergias, asma ou febre dos fenos, é melhor não dormir com a ventoinha ligada.

ventoinha
Pexels

Sim, a onda de calor deste mês certamente não veio para brincar. De facto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já alertou para os dias de calor com temperaturas a ultrapassarem os 40 graus em várias cidades do país.

Para algumas pessoas, isto significa que dormir se torna um assunto menos confortável. A tentação, então, é de conseguir um pouco de ar fresco, colocando uma ventoinha ligada no quarto. Mas, por mais que se sinta refrescada, fazer isto pode causar um novo problema.

Porque algumas pessoas não devem dormir com a ventoinha ligada

De acordo com o The Sleep Advisor, embora ter uma ventoinha ligada faça circular ar para tornar o seu quarto mais fresco, também pode fazer circular pólen e pó.

Isto não é bom se sofrer de alergias, asma ou febre dos fenos.

“Dê uma vista de olhos à sua ventoinha”, sugere o The Sleep Advisor. Se tem estado a recolher pó nas lâminas, essas partículas voam pelo ar de cada vez que a liga.

Outras razões pelas quais não deve dormir com uma ventoinha ligada incluem o facto de esta poder secar a sua pele, bem como as suas passagens nasais. Se as suas passagens nasais ficarem demasiado secas, o The Sleep Advisor avisa que o corpo pode produzir excesso de muco, fazendo-a sentir-se obstruída.

Se isto não for suficiente, há ainda a possibilidade de cãibras musculares. “As pessoas que dormem com uma brisa diretamente sobre elas podem acordar com músculos rígidos ou doridos. Isto porque o ar fresco concentrado pode fazer com que os músculos fiquem tensos e com cãibras’, explicam os especialistas.

Este problema é especialmente comum para as pessoas que dormem com a ventoinha perto da cara e do pescoço. “Se acordou com o pescoço dorido pela manhã, pode ser devido à brisa constante”.

Assim, enquanto dormir com uma ventoinha ligada pode parecer ser a única forma de contrariar o calor constante, pode valer a pena tentar outras coisas como com a janela aberta.

Brand Story