Menu
Inicio Gravidez É por isto que aumentamos de peso na gravidez

É por isto que aumentamos de peso na gravidez

Não, a culpa não é (só) do seu apetite que duplicou com a desculpa de que come por dois.

Antes de alguns amigos e familiares, a boa nova de que há uma gravidez a caminho chega ao próprio microbioma de uma mulher.

Certas bactérias da mulher em gestação sabem que todo o organismo vai passar por uma gravidez. É por isso que começam desde cedo a alterar a sua atividade, com o intuito de ajudar ao bom desenvolvimento do bebé. Esta relação foi apontada por investigadores da Universidade Bar-Ilan que reconheceu as bactérias responsáveis pela decomposição do açúcar presente no leite materno.

Como se lê na publicação espanhola Quo, se as bactérias em questão correspondem a cerca de 2 quilos do peso corporal de cada adulto, durante a gravidez os seus níveis aumentam o que faz deste microbioma parcialmente responsável pelo aumento de peso nesta fase da vida da mulher. Uma resposta inflamatória essencial à saúde do feto, ainda que se mantenham desconhecidos o caminho que leve a tal alteração de níveis de bactérias.

Assim, os cientistas Omry Koren e Yoran Louzon provam mais um aspeto que justifica a oscilação de peso da mulher grávida. A bactéria em questão denomina-se bifidobacterium – sem o seu aumento, além de o açúcar o leite não ser metabolizado, o bebé perderia ainda capacidades probióticas.

Mas ainda que a ciência justifique este ponto, não deve descurar de uma alimentação saudável nem de uma prática regular de exercício físico. Percorra as imagens da galeria acima e saiba como treinar.


Leia também

Estou grávida. Posso treinar?

Brand Story