Menu
Inicio Living É por esta razão que deve lavar a roupa nova antes de...

É por esta razão que deve lavar a roupa nova antes de a usar

Segundo os peritos, o uso de roupa nova antes de a lavar pode levar a problemas de pele.

lavar roupa
Pexels

Não há nada como roupa nova em folha que não precise de ser engomada, mas provavelmente deveria lavá-la antes de a usar. Na verdade, usar roupa nova antes de a lavar pode levar a problemas de pele.

Pode pensar que as roupas novas são seguras se não estiverem sujas, mas na realidade podem ser prejudiciais para a sua pele se contiverem antifúngicos e outros produtos químicos, que podem infiltrar-se na sua derme.

Luís Uva, dermatologista e diretor clínico da Personal Derma, em Lisboa, explica que “os fabricantes põem muitas vezes antifúngicos nas roupas e ao entrar em contacto com a pele, há pessoas que fazem dermatites de contacto alérgicas ou irritativas”.

Dermatite de contacto alérgica

Na dermatite de contacto alérgica a pele apresenta lesões vermelhas, com zonas de descamação associadas a comichão, podendo também aparecer bolhas em casos mais graves de doença.

Dermatite de contacto irritativa

Este tipo de dermatite ocorre quando uma substância tóxica ou química entra em contato com a pele e causa um dano direto.

“São duas coisas distintas, uma é irritativa e a outra é alérgica. Podemos não ser alérgicos a uma substância, mas essa substância pode irritar a pele”, refere o especialista.

Por outro lado, “não sabemos há quanto tempo as roupas estão embaladas e podem conter ácaros. Portanto, ao terem ácaros, também devem ser eliminados com a lavagem”, acrescenta.

Se tiver uma reação, poderá não ver os sinais de imediato. Luís Uva diz que assim que notar os sintomas deve “ir a uma consulta médica fazer o diagnóstico correto para iniciar o tratamento certo”.

Brand Story