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É muito ocupada? Saiba como pode arranjar tempo para treinar

Ter tempo para treinar não é assim tão impossível como pode pensar!

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Um único dia passa rapidamente. Num minuto acorda-se com expectativas do que se vai conseguir treinar, e no minuto seguinte dá-se conta de que se está a subir para a cama à noite a pensar: “bem, amanhã também é dia”. Quando se está realmente ocupada, certas coisas têm de ser adiadas – e para muitas pessoas, isso significa que o exercício pode passar para segundo plano.

Mas o problema é o seguinte: embora por vezes se esteja realmente demasiado sobrecarregada para se fazer exercício, a maior parte do tempo só é preciso esforçar-se um pouco mais. Fazer exercício regularmente é um compromisso, e como tal, requer tempo e energia. Pode definitivamente descobrir uma forma de fazer do exercício físico um hábito diário, mesmo com uma agenda agitada, se deixar de permitir que o seu calendário seja a sua desculpa. Eis como arranjar tempo para treinar, mesmo quando parece impossível.

Agende o seu treino como se fosse um compromisso

Em vez de pensar casualmente, “vou treinar quando puder amanhã”, ou “vou treinar depois do trabalho”, escreva o seu treino e programe-o para uma hora específica como se fosse qualquer outro compromisso ou reunião. Dessa forma, parece algo que não se pode cancelar facilmente no último momento. Na noite anterior (ou no início da semana), olhe para a sua agenda e descubra que hora funciona melhor para fazer uma sessão de treino.

Escreva isso e depois – isto é fundamental – planeie tudo o resto à sua volta. Não deixe o exercício físico de lado se surgir mais alguma coisa (a menos que seja uma emergência, claro).

Comece a acordar um pouco mais cedo

Estudos mostram que fazer exercício de manhã é mais benéfico, então porque não experimentá-lo? Se a sua agenda lhe permite acordar uma hora mais cedo todos os dias, comece a fazê-lo. Será difícil no início, mas como com qualquer outra coisa, acabará por se adaptar. Fazer exercício logo pela manhã, antes de as crianças acordarem e antes da sua lista de tarefas começar, pode ser refrescante e rejuvenescedor.

Faça do exercício algo de que gosta verdadeiramente

É muito mais fácil arranjar tempo para um treino quando se está a fazer algo de que se gosta verdadeiramente. Por exemplo: se odeia correr, não se force a fazer uma corrida! Não o quer fazer, por isso é mais provável que arranje desculpas para não o fazer. Encontre um treino que adore, quer seja nadar, fazer aulas de grupo, boxe, ou simplesmente caminhar, e mantenha-se fiel a isso. Se é algo pelo qual está ansiosa, é muito mais provável que o faça.

Arranje uma parceira de treino

Não pode ir ao ginásio porque a sua única hora livre do dia está a ser ocupada por uma sessão de convívio com uma amiga? Pergunte-lhe se pode fazer com que seja uma sessão ativa! Vocês não precisam necessariamente de ir juntas ao ginásio – podem dar um passeio, fazer uma aula divertida, ou mesmo dar um rápido passeio pelo centro comercial. A outra vantagem de ter uma parceira de treino é que agendar algo com ela fará com que seja menos provável que cancele.

Treino um pouco em casa

Por vezes o ato de se preparar e depois conduzir até ao ginásio pode ocupar tanto tempo que se salta completamente o treino. Se for esse o caso, basta fazer o exercício em casa! Se achar que isto acontece frequentemente, abandone a dispendiosa adesão ao ginásio e compre alguns pesos e outros equipamentos que goste para casa. Há muitas aplicações para descarregar que oferecem grandes treinos em casa ou até pode procurá-las gratuitamente no YouTube. Poderá achá-lo mais fácil de gerir para encaixar o exercício na sua agenda quando não for necessário deixar a sua casa.

Faça treinos curtos e de alta intensidade

Se for capaz de o fazer, talvez queira considerar mudar as coisas quando estiver realmente ocupada e optar por um treino curto e de alta intensidade em vez de algo mais longo. Por isso, em vez de uma sessão de 45 minutos na passadeira, experimente um treino HIIT de 15 minutos. Os treinos não têm de ser longos para serem eficazes – por vezes, apenas 15 minutos de esforço real é igualmente bom.

Pense positivo

Se acordar todos os dias a pensar: “ugh, eu não tenho tempo para um treino”, então adivinhe, provavelmente não vai fazer exercício, porque basicamente já decidiu que é impossível. Mas se acordar a pensar nisso como um desafio a enfrentar – “Eu posso estar ocupada, mas posso definitivamente arranjar tempo para isto” – então será mais provável que arranje tempo para isso.

Escolha um ginásio perto de casa

Ir a um ginásio que demora mais de 20 minutos a chegar não vai resultar, a menos que tenha muito tempo extra no seu dia. Tente escolher um ginásio perto de sua casa, perto do escritório, ou pelo menos no seu trajeto de ida para casa. É muito mais fácil parar quando se está perto: pode ir até lá na hora do almoço, logo ao acordar, ou a caminho de casa.

Seja criativa

Realmente não tem tempo para agendar uma sessão de treino? Comece a ser criativa. Se precisar de limpar a casa, faça alguns agachamentos de cada vez que se inclinar para o pó debaixo da mesa do café. Faça jogging no lugar enquanto espera que a água da massa ferva. Adormeça o bebé indo correr ou passear pelo quarteirão com o carrinho. Pode demorar apenas alguns minutos, mas isso é definitivamente melhor do que nada!

Envolva as crianças

Quer fazer exercício mas também precisa de estar de olho nos seus pequenos? Envolva-os! Se tiver um bebé pequeno, deem caminhadas juntos ou arranjem um carrinho de jogging quando tiverem idade suficiente. Se tiver crianças pequenas, encontre um ginásio que tenha uma sala de babysitting para cuidar delas enquanto faz exercício. Pode até fazê-los treinar consigo, fazendo jogos ativos em casa.

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