Menu
Inicio Saúde É isto que acontece se não desmaquilhar os olhos

É isto que acontece se não desmaquilhar os olhos

É isto que acontece se não desmaquilhar os olhos

Ora usamos maquilhagem e não a tiramos corretamente, ora coçamos os olhos vezes sem conta ao longo dia, mesmo que estejamos a usar lentes de contacto. Tudo isto é péssimo para a sua vista, já que “o globo ocular é uma zona muito sensível”, começam por alertar Miguel Lanaspa e Patrícia Abrantes, investigadores do IHMT.

Nesta parte do corpo, continuam, “encontramos Staphylococci coagulase-negativos e diversos fungos dependendo da exposição da superfície ocular ao ambiente circundante”.

E se há bactérias que até são boas para o corpo humano, algumas carecem do seu cuidado máximo; principalmente em zonas tão expostas quanto os olhos.

Para evitar tais fungos indesejados… cautela na hora da limpeza

De acordo com a microbiologista Isabel Portugal, “a superfície do olho é colonizada predominantemente por estafilococos coagulase­ ­negativos e corinebactérias. Mais raramente, é-o também por microrganismos encontrados na nasofaringe.

A microbiota do olho normalmente é controlada pelo fluxo de lágrimas, que contém substâncias antibacterianas como a lisozima. O próprio mecanismo das pálpebras, de abrir e fechar, ajuda a remover bactérias indesejadas”.

No entanto, seja cautelosa na forma como lava a zona dos olhos. Tal é essencial, sob pena de perturbar as bactérias boas e alojar ainda mais bactérias más. Não durma com as lentes de contacto, remova corretamente a maquilhagem ao final do dia e evite o contacto recorrente dos dedos com os olhos.

Brand Story