Menu
Inicio Sexo O que acontece ao corpo quando deixa de ter sexo?

O que acontece ao corpo quando deixa de ter sexo?

Ter uma vida sexual ativa e, principalmente, satisfatória, pode ajudar inclusive o seu sistema imunitário.

Apesar de muitas vezes lhe sugerirem que pratique desporto e que tenha uma alimentação saudável para ter uma saúde de ‘ferro’, não se deve esquecer da importância do prazer. Já lhe falámos dos inúmeros benefícios de ter uma vida sexual ativa, quer esteja numa relação ou trate do assunto sozinha. Na verdade, os mistérios do prazer trazem uma série de benefícios à saúde.

Existem muitas razões para a sua vida sexual não estar no auge: desde uma separação recente, trabalhar demasiado ou até certos medicamentos. Ainda assim, existem muitos outros fatores que podem influenciar a qualidade da sua vida sexual e mesmo a sua vontade para ter sexo.

Se nota que não sente tanto desejo sexual como antes, leia o artigo da Women’s Health sobre a libido para compreender algumas destas causas.

 

Longevidade, ADN e sexo

O sexo, no entanto, pode ser encarado quase como uma prescrição médica para evitar uma série de males e ajuda até a aumentar a longevidade, dizem investigadores californianos. De acordo com esta pesquisa, ter sexo pelo menos uma vez por semana, ajuda a manter o ADN saudável, fazendo com que viva durante mais tempo.

Isto deve-se aos telómeros, estruturas do ADN, presentes nas extremidades dos cromossomas, que, com o passar do tempo, vão ficando mais reduzidos em tamanho. Assim, os telómeros deixam de proteger o ADN e, consequentemente, as células vão envelhecer.

A redução do tamanho dos telómeros acontece devido ao processo normal de envelhecimento, devido a uma dieta pouco equilibrada ou até devido ao consumo excessivo de álcool. Ainda assim, os sintomas de falência desta componente podem ser minorados de uma forma bastante fácil: basta ter sexo, pelo menos uma vez por semana.

 

A abstinência também tem consequências para a saúde

Além de viver durante mais anos, ter uma vida sexual ativa e, principalmente, satisfatória, pode ajudar inclusive o seu sistema imunitário, fazendo com que seja mais saudável. No entanto há também problemas, especialmente infeções ligadas à prática de atividade sexual.

Desmistificámos os mitos e explicamos-lhe o que pode, de facto, acontecer ao seu corpo quando deixa de ter sexo durante um longo período de tempo.

Veja a galeria e descubra o que acontece ao seu corpo quando deixa de ter sexo.

Brand Story