Menu
Inicio Saúde É isto o que o açúcar pode fazer à sua pele

É isto o que o açúcar pode fazer à sua pele

Come açúcar em demasia? Saiba quais os problemas de pele que podem surgir se faz isso.

açúcar
Unsplash

Será que o açúcar afeta a sua pele? Talvez. Um estudo publicado na revista académica
JAMA Dermatology encontrou uma associação significativa entre a acne e o consumo de alimentos carregados de açúcar.

“O açúcar é um carbohidrato, e os carbohidratos em excesso provocam aumento da formação de radicais livres e, sobretudo, de um fenómeno bioquímico que se chama glicação”, refere Manuela Paçô, dermatologista no Hospital Lusíadas Lisboa.

O colagénio e a elastina decompõem-se à medida que envelhece, mas o consumo de açúcar acelera esse fator: “Na pele ocorre glicação do colagénio e das fibras elásticas, que se alteram, contribuindo para o envelhecimento acelerado e maior flacidez. O aumento da inflamação produz retenção de líquidos, responsável por exemplo, pelo aspeto de poros dilatados ou de papos”, diz a dermatologista.

Então o que podemos fazer? Os açúcares refinados são aqueles que preocupam os especialistas em pele – os açúcares naturais na fruta não são um problema. Ser proativo no consumo de alimentos que são bons para o seu microbioma é uma tática inteligente. Concentre-se em consumir fruta suficiente, vegetais, legumes e alimentos ricos em probióticos, como iogurte. A pele brilhante é um trabalho interno e externo.

Brand Story