Menu
Inicio Saúde É dia internacional do preservativo… feminino também?

É dia internacional do preservativo… feminino também?

Também previne gravidezes e protege contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Mas será o preservativo feminino uma escolha em Portugal?

Segundo o relatório apresentado no ano passado pela SPDC, “a maioria da população feminina sexualmente ativa conhece a pilula, o preservativo e o dispositivo intrauterino”.

O maior desconhecimento está na pílula de emergência. Aponta-se que 15% dos adolescentes não estão informados, assim como 20% das mulheres com mais de 40 anos.

Ora, ainda que o preservativo masculino seja o método mais conhecido, é inegável o contraste entre este e o feminino. Ainda que ambos se destaquem enquanto únicos métodos que protegem contra DST’s, o preservativo negativo é bastante mais usado.

Fátima Palma, presidente da Sociedade Portuguesa Da Contraceção, aponta que as últimas estatísticas sobre a utilização do preservativo feminino apresentaram dados muito residuais. Uma informação esperada e que se justifica por ser mais caro e difícil de se encontrar. “Claro que pode haver mulheres que se sintam mais confortáveis com este método. Mas não tenho noção de ser algo muito utilizado”, refere a especialista.

Os contrastes correspondem às perspetivas dos especialistas. O preservativo masculino é distribuído de forma gratuita e bem mais fácil de se encontrar em farmácias, supermercados ou máquinas de venda automática. Logo, é esperado que a sua utilização seja maior.

Ainda assim, “a SPDC tem tentado divulgar os métodos contracetivos ao longo dos anos em que existimos, que não são assim muitos”, refere Fátima Palma. Tentamos fazer uma divulgação não só a nível da população em geral mas essencialmente junto dos profissionais de saúde”. O objetivo é que estes especialistas ofereçam várias alternativas aos seus pacientes.

Leia algumas curiosidades sobre o preservativo feminino na fotogaleria acima.


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/sexo/saiba-5-beneficios-do-sexo-que-desconhece/

Brand Story