Menu
Inicio Beleza É benéfico usar óleo de coco no cabelo?

É benéfico usar óleo de coco no cabelo?

Mito ou verdade?

óleo de coco cabelo

Quando o foco é um cabelo com aspeto saudável e que cresça rápido, qualquer ajuda serve, certo? Primeiro, há que garantir se é saudável e indicada ao seu caso, nomeadamente o óleo de coco.

De acordo com Gary Goldenberg, professor clínico assistente de dermatologia da Icahn School of Medicine at Mount Sinai Hospital, nos Estados Unidos, não existem evidências de que o óleo de coco (ou qualquer outro óleo) realmente promova o crescimento capilar.

“Sim, o óleo de coco tem propriedades hidratantes e antimicrobianas (bactérias e fungos) que o tornam benéfico para a pele e cabelo. Contudo, nenhum destes benefícios se traduz diretamente num crescimento capilar mais rápido”, diz Joshua Zeichner, dermatologista e diretor de pesquisa cosmética no Mount Sinai Medical Center.

Há algum benefício em usar óleo de coco no cabelo?

“Na verdade sim. O óleo de coco é rico em ácidos gordos, o que faz deste produto um ótimo condicionador natural. Além disso, ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo, como através da redução da caspa”, explica Zeichner. “Tal óleo possui também propriedades anti-inflamatórias e ácido láurico, que ajuda a fortalecer e hidratar os fios”, acrescenta Goldenberg.

Todas essas propriedades ajudam o cabelo a ficar mais forte e menos propenso a danos – o que pode promover um crescimento mais saudável. Mas isso, é claro, não significa que acelere o crescimento.

Como usar o óleo de coco no cabelo?

Se quiser experimentá-lo, faça um condicionador natural usando iogurte natural, óleo de coco e mel. Após o champô normal, aplique a mistura nos fios húmidos e passe por água após 10 minutos. O processo vai deixar o cabelo macio e suave.

Outra opção é aplicar o óleo de coco diretamente e deixá-lo agir durante a noite. Vai promover uma hidratação ainda mais intensa.

Mas importa ressaltar que, segundo Goldenberg, algumas pessoas que usam óleo de coco no couro cabeludo podem desenvolver acne ou foliculite. Isto porque o produto pode entupir os poros. “Então, se tem tendência para problemas do género, este não é o tratamento de cabelo ideal para si”.

Brand Story