Menu
Inicio Living É assim que deve cuidar da sua nova tatuagem

É assim que deve cuidar da sua nova tatuagem

Pode ser algo novo ou familiar na sua vida. Em ambos os casos, relembrar o cuidados é crucial.

tatuagem
Pexels

Não há nada melhor do que ter finalmente presente no seu corpo, as imagens que imagina há tanto tempo. Para que possa manter as suas tatuagens bonitas durante mais tempo, leia com atenção os cuidados seguintes.

Tempo de cicatrização

A elaboração de uma nova tatuagem, tanto pode estar associada ao entusiasmo como à preocupação, isto irá depender da sua tolerância à dor. Embora se possa perder nos vários sentimentos que surgem à medida que a data de tatuar se aproxima, não se esqueça de que está a fazer um grande compromisso, não só com a obra de arte que ficará para sempre no seu corpo, mas também com a quantidade de cuidados que garantem a sua adequada cicatrização.

A atualização das melhores práticas para uma boa recuperação é essencial. “O tempo que uma tatuagem demora a cicatrizar depende do tamanho e do detalhe”, diz a tatuadora Mira Mariah, também conhecida como Girl Knew York. Contudo, o tempo médio para que possa sarar é cerca de três a quatro semanas, segundo a artista de tatuagens, Ash Aurich.

No fundo, o grande fator que influencia o tempo de cicatrização, são os cuidados que vai ter de ter.

Frequência com que deve lavar a tatuagem

Há tatuadores que indicam uma lavagem duas vezes ao dia, embora isto possa ser muito circunstancial, especialmente na primeira semana após ser feita. Se souber que vai estar exposta a sujidade (se vai utilizar transportes públicos ou passear por uma cidade movimentada, por exemplo), deve limpar a tatuagem assim que chegar a casa, aconselha Mariah. “Se acabou de entrar no carro e conduziu até à mercearia, provavelmente está bem”, acrescenta a tatuadora.

Por norma, no fim de tatuar, o profissional coloca um penso para proteger a tatuagem da sujidade. O tipo de penso que lhe é feito vai interferir com a forma como faz o tratamento nos dias seguintes.

Se o tatuador lhe colocar uma película protetora, muito provavelmente será aconselhada a não fazer qualquer tipo de intervenção, pelo menos durante três dias. Apenas após este período, deverá remover a película e limpar a tatuagem. Por outro lado, se sair com uma ligadura médica, poderá retirá-la no próprio dia e lavar suavemente a sua tatuagem com sabão antibacteriano e água.

Usar ou não usar pomadas

Isto está em debate. Algumas pessoas preferem deixar a tatuagem cicatrizar sem usar pomadas e cremes para evitar a hidratação excessiva, embora Mariah recomende mantê-las hidratadas. “Gosto de mandar a pessoa secar com uma toalha limpa fresca, toalha de papel, ou secar ao ar e depois aplicar algo para ajudar a mantê-la hidratada”, explica a tatuadora.

É normal ter comichão?

Sim, a comichão, e mesmo o aparecimento de algum hematoma, é normal. No entanto, se apresentar outros sintomas associados, como secreção de algum líquido ou vermelhidão a longo prazo, poderá significar que está a fazer infeção. O mais importante é que esteja atenta e resista à vontade de coçar.

A tatuagem é como uma crosta que se cria depois de fazer um corte. Se mexer nela, arrisca-se a reabrir a ferida. Como as tatuagens tecnicamente são feridas na pele, a melhor coisa a fazer é não mexer.

Lista de coisas que não deve fazer

1. Tomar banho, ir a saunas e piscinas durante as primeiras duas semanas.

2. Fazer exercício físico, pelo menos durante os primeiros cinco dias.

3. Dormir com um animal de estimação que tenha pelo ou que tenha por hábito lamber a zona da tatuagem.

4. Apanhar sol – se estiver a pensar quanto tempo deve manter uma tatuagem longe do sol, a resposta curta é…para sempre, isto porque a tinta vai desvanecendo com os raios solares “[O sol] muda realmente o aspeto das tatuagens. E se não se importa com isso, por mim tudo bem”, explica Mariah.

Brand Story