Menu
Inicio Saúde Dormir com o seu cão pode fazer-lhe melhor do que o seu...

Dormir com o seu cão pode fazer-lhe melhor do que o seu parceiro

A escolha parece fácil. Quando chega a hora de dormir prefere ter a sua cara-metade a aquecer-lhe os pés do que o seu rafeiro. Ou não…

O cão é o melhor amigo do homem e os diamantes são os melhores amigos da mulher.

Mas, talvez a Madonna esteja enganada, porque a realidade já não é bem assim. Cada vez mais os animais são parte da família e, quando adoecem ou morrem, a dor de os perder pode mesmo ser mais profunda do que perder um familiar. Para homens e mulheres, o cão ou o gato é cada vez mais importante e não é incomum tratá-los como membros efetivos da família.

Compram-se presentes de Natal, fazem-se festas de aniversário e a rotina dos animais é também igual à dos donos. A ideia de que o cão deve dormir na rua está cada vez mais desatualizada e os bichos até dormem dentro das cobertas da cama.

 

Gostamos cada vez mais de animais

A compaixão pelos animais já foi inclusive alvo de pesquisas. Um estudo de 2017 que contou com a participação de 256 pessoas teve como objetivo perceber se os participantes sentiam mais compaixão por humanos ou por animais. Ao lerem uma notícia fictícia sobre uma agressão brutal a humanos (tanto adultos como crianças) e a cães (tanto cachorrinhos como animais adultos), os participantes mostraram mais compaixão pelos animais e pelas crianças.

Na verdade, a diferenciação das reações mostrou-se ao nível da faixa etária, sendo que tanto os cachorrinhos como as crianças foram alvo de maior consternação. Ainda assim, os cães em idade adulta foram capazes de sensibilizar mais os participantes do estudo do que os adultos humanos, que, tal como os animais, tinham sido hipoteticamente agredidos.

A resposta pode surpreender os mais céticos, mas a verdade é que os animais estão a ganhar cada vez mais espaço na vida e nos corações dos seres humanos.

 

Cão Vs. Namorado: A escolha

A escolha parece fácil, quando chega a hora de dormir e prefere ter a sua cara-metade a aquecer-lhe os pés do que o seu rafeiro que resgatou do canil. Ou não…

De facto, preferir o seu cão ou o seu gato para dormir de conchinha consigo pode mesmo ser bom para a sua saúde e garantir-lhe uma noite de sono mais descansada. Um estudo recente da Canisius College, nos EUA, publicado este mês estudou os hábitos de sono de 962 mulheres e as conclusões podem surpreendê-la.

E se lhe disséssemos que dormir com o ‘lulu’ pode mesmo fazer com que durma mais e melhor? Bem, a verdade é que os animais tendem a mexer-se menos durante a noite e também não ficam a ver televisão ou a ver as novidades nas redes sociais até altas horas da madrugada, pois não?

Este estudo encontrou uma ligação forte entre a qualidade do sono, o seu estado civil e a companhia que tem na cama. No caso dos cães, os donos destes amigos de quatro patas, segundo esta pesquisa, deitam-se mais cedo e também acordam mais cedo, ao contrário do que acontece a quem tem gatos, mas não tem nenhum cão. Ainda assim, comparados aos parceiros humanos, os cães interferem menos no sono dos seus donos e geram ainda sentimentos de conforto e segurança mais fortes.

Até agora parece que o seu melhor amigo de quatro patas está a ganhar pontos à sua cara-metade, mas as novidades não ficam por aqui. É uma ‘cat lady’? Então o seu sono também está a salvo. O que acontece é que dormir com um gato não lhe permite dormir tão bem como se tivesse um cão.

 

Adoção responsável, SEMPRE

Para ter as melhores noites de sono da sua vida tudo o que precisa, então, é ir ao canil e gatil mais próximos e adotar dois amiguinhos para a vida. Mas, lembre-se de que a adoção de um animal é um compromisso a longo termo e que requer várias despesas, desde a alimentação, a vacinação e também possíveis doenças que venha a ter ao longo da vida.

Adote sempre com responsabilidade!


Leia também

 

https://www.womenshealth.pt/saude/implantes-causar-cancro-nao-mama/

Brand Story