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Dormir apenas estas horas por noite aumenta o risco de morte

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Que a qualidade de sono é fundamental para termos saúde, todas nós sabemos, mas há mais um motivo para nos empenharmos em dormir bem e as horas suficientes todas as noites.

Segundo um estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, o ritmo frenético dos dias de hoje pode levar à diminuição da longevidade e quanto menos horas dormirmos, pior.

Na prática – e depois de analisarem 38 mil adultos ao longo de 13 anos –, os cientistas concluíram que as pessoas que dormem menos menos de cinco horas por noite (inclusive) correm um risco de morte 65% maior do que aquelas que têm uma melhor rotina de sono (e com mais tempo de descanso noturno).

 

Dormir com peso e medida

Diz o estudo que dormir melhor ao fim de semana pode ajudar a controlar este efeito nocivo das poucas horas de sono durante a semana, embora outros estudos tenham já mostrado que não se trata de uma prática saudável – o ideal é mesmo manter uma rotina de sono idêntica ao longo de todos os dias da semana.

Contudo, se por um lado dormir pouco é prejudicial, por outro, dormir horas a mais todas as noites também não é nada benéfico. Diz o mesmo estudo que as pessoas que dormem oito ou mais horas todos os dias da semana correm um risco de morte na ordem dos 25%.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of Sleep Research e defende a importância do equilíbrio entre as sete e oito horas de sono por noite, devendo cada pessoa respeitar o seu relógio biológico.

 

https://www.womenshealth.pt/saude/dois-copos-vinho-perder-o-sono/

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