Menu
Inicio Saúde Dor de costas? O problema pode estar nos seus glúteos

Dor de costas? O problema pode estar nos seus glúteos

Sabia que pode aliviar essa dor de costas com uma série de agachamentos? Descubra as consequências de uns glúteos em baixa forma física.

dor de costas

Má postura no trabalho, sim. Demasiadas horas sentada, também. Mas a origem de certos danos colaterais, como é o caso da dor de costas, podem advir da falta de treino.

Sabia que pode aliviar estes danos colaterais com uma série de agachamentos? Descubra aqui as consequências de uns glúteos em baixa forma física.

Eretor da coluna

O que é? Conjunto muscular (iliocostal, longuíssimo e espinhoso) que vai da região lombar à torácica e cervical. Participa no movimento da coluna e sobretudo na extensão do tronco. Tem um papel funcional e biomecânico imprescindível na estabilidade segmentária da coluna.

Que relação tem com os glúteos? Se estão pouco tonificados, podem provocar uma sobre-estimulação dos eretores aumentando a extensão da coluna. Esta derivará num aumento da pressão sobre os discos invertebrais causando dor ou lesão crónica.

Glúteos

O que são? Dividem-se em glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Permitem múltiplos movimentos do fémur (quadril): extensão, rotação externa e abdução (abertura de perna).

Atenção! O nosso ambiente pessoal e de trabalho estão centrados nas posturas que fazem com que os glúteos percam mobilidade (sentada, de pé ou deitada). Por isso é fundamental exercitá-los e prevenir lesões de joelhos, de isquiotibiais e de coluna.

Isquiotibiais

O que são? Os isquiotibiais são formados pelos músculos semitendíneo, semimembranoso, bicípites femoral e permitem a extensão do quadril e a flexão e rotação do joelho. Em termos biomecânicos asseguram o desenvolvimento normal do passo em marcha e ajudam a posicionar a zona pélvica quando estamos de pé.

Que relação tem com os glúteos? Ambos trabalham em sinergia na função de extensão do quadril. Se os glúteos não estão em forma, os ísquios veem-se forçados a trabalhar mais, o que provoca o seu encurtamento aumentando a dismetria com o quadricípite e favorecendo o risco de lesão no joelho ou na zona lombar.

Gémeo

O que é? O gémeo é constituído por dois músculos: o gastrocnémio e o solear. Permitem a flexão plantar do pé sobre a perna, têm um papel de ligamento ativo para o ligamento cruzado anterior em fase de extensão e princípio de flexão. São complementares do isquiotibiais.

Que relação tem com os glúteos? Se não estão fortes, pode dar-se uma retração dos isquiotibiais por sobrecarga de trabalho, que pode chegar a afetar os gémeos. Por isso estes tendem a modificar o arco plantar do pé, o que pode provocar problemas nos joelhos e tornozelos.

Vamos evitar todo este mal? Percorra as imagens da galeria acima apresentada e aposte nos agachamentos fundos, ou deep squat.

Brand Story