Menu
Inicio Saúde Dois copos de vinho são suficientes para perder o sono

Dois copos de vinho são suficientes para perder o sono

vinho, perder o sono

O consumo de bebidas alcoólicas até pode ajudar a relaxar, mas apenas num primeiro momento. Ingerir este tipo de bebidas – até mesmo o saudável vinho tinto – pode, na verdade, arruinar a qualidade do sono.

A conclusão é de um recente estudo publicado na revista JMIR, que revela que o simples consumo de vinho ao jantar compromete a qualidade do sono até 40%.

Levado a cabo pela Universidade de Tecnologia de Tampere, na Finlândia, o estudo alerta ainda para o facto de o impacto do álcool no sono ser idêntico quando se tem um estilo de vida sedentário ou ativo.

 

Uns copos de vinho e arrisca-se a perder o sono

Para o estudo, os cientistas finlandeses analisarem 4.098 participantes de ambos os géneros e com idades entre os 18 e os 65 anos. O consumo de bebidas alcoólicas, o estilo de vida, a facilidade em perder o sono e a qualidade do sono foram os fatores analisados.

Todos os participantes tiveram as três primeiras horas de sono analisadas em dois momentos diferentes: um em que tinham consumido álcool e outro em que não tinham ingerido este tipo de bebidas.

Assim que cruzaram todos os dados, os investigadores notaram que até mesmo o consumo reduzido é capaz de afetar o sono. Um copo de vinho reduz a qualidade de sono em 9,3% e o consumo moderado pode prejudicar em 24%.

Quanto ao consumo elevado – mais do que dois copos por dia -, a qualidade do sono pode ser de 39,2%.

 

https://www.womenshealth.pt/saude/quanto-tempo-bebidas-alcoolicas-sair-organismo/

Brand Story