Menu
Inicio Saúde Dói-lhe o corpo no fim do dia? Fisioterapeuta dá-lhe a solução

Dói-lhe o corpo no fim do dia? Fisioterapeuta dá-lhe a solução

O stress e a ansiedade que sofremos influenciam a nossa qualidade de vida. Conheça os problemas ligados ao stress segundo a fisioterapeuta Raquel Bernardo.

Longas horas no trabalho, posições desconfortáveis e pouco indicadas para uma postura corporal correta, stress e preocupações, metas e objetivos difíceis de cumprir e poucas horas de descanso. Identifica-se com algumas ou todas estas variáveis? É normal.

Vivemos num mundo que nos obriga a estarmos sempre a ‘200%’, estando em constante correria, o que leva a níveis de stress extremos. Esses níveis muito elevados causam problemas ao funcionamento normal do corpo, podendo mesmo gerar lesões ao nível dos músculos.

O stress e a ansiedade que sofremos influenciam-nos tanto a nível psíquico como a nível físico. Segundo a fisioterapeuta Raquel Bernardo, “tem-se vindo a observar uma elevada incidência de disfunções músculo-esqueléticas, mais propriamente dores musculares, devido ao aumento de tensão muscular no nosso corpo”.

 

Efeitos práticos do stress no organismo

“O stress provoca alterações ao nível do sistema endócrino, o responsável pela produção de hormonas. Estas alterações levam ao aumento de determinadas hormonas como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina, hormonas ligadas ao stress, provocando alterações ao funcionamento do organismo como o “aumento do batimento cardíaco, da pressão arterial, da tensão muscular e mesmo o aumento da perceção de dor”, explica a fisioterapeuta”.

Também a parte emocional é importante e há “estudos que demonstraram que em estados emocionais mais negativos e em ambientes de stress e ansiedade, a perceção de dor tende a ser aumentada, dando origem a dores musculares de elevada intensidade e mantidas ao longo de mais tempo”, acrescenta.

Conheça os principais sintomas de problemas ligados ao stress segundo a fisioterapeuta Raquel Bernardo.


Leia Também

https://www.womenshealth.pt/saude/musculacao-ajuda-lidar-stress/

Brand Story