Menu
Inicio Living Eis o que acontece quando diz ‘obrigado’

Eis o que acontece quando diz ‘obrigado’

Dizer um ‘obrigado’ aumenta os níveis de bem-estar, além de ser um sinónimo de boa educação e reconhecimento do esforço da outra pessoa.

Dizer obrigado significa que reconhecemos o esforço da outra pessoa em fazer algo, tenha sido algo de grande impacto ou um simples gesto de cortesia. De facto, dizer um ‘obrigado’ aumenta os níveis de bem-estar, além de ser um sinónimo de boa educação.

Um estudo da Universidade do Texas, provou que escrever notas de agradecimento é uma experiência social, que devíamos fazer mais vezes. Isto, porque agradecer gera uma sensação de bem-estar geral a quem as escreve e a quem as recebe. Esta revisão científica, que foi publicada na revista Psycological Science, contou com três pesquisas diferentes, cujo objetivo era escrever uma carta de gratidão a alguém que tenha feito algo bom pelos participantes do estudo.

Em alguns casos, os participantes afirmaram não expressar a sua gratidão devido a terem medo de que o seu gesto fosse mal interpretado. Assim, acabavam por não agradecer, mostrando-se mais tímidos. Os investigadores concluem que as notas de agradecimento devem ser enviadas mais frequentemente, sem medos.

Amit Kumar, o investigador principal deste estudo afirma mesmo que “apenas demora uns minutos a compor estas cartas, de forma ponderada e sincera. Os custos são reduzidos, mas os benefícios são maiores do que aqueles que as pessoas esperam”.

Brand Story