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Dieta escandinava: como emagrecem as mulheres do norte da Europa

dieta escandinava
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A dieta mediterrânea atingiu um sério concorrente reconhecido pela OMS: a dieta escandinava. Tão saudável quanto a nossa e ideal para manter o peso sob controlo.

Como tal, a dieta escandinava surgiu em 2004, após o New Nordic Kitchen Manifesto, assinado por um grupo de renomados chefs.

Este tipo de dieta é a que irá encontrar se for à Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca ou Islândia. “As matérias-primas disponíveis nesses países, principalmente dominadas por montanhas, paisagens e mares acidentados, provêm principalmente da caça e pesca, o que torna a sua culinária muito característica”, diz Laura Parada, nutricionista da Slow Life House.

Porque é que a dieta escandinava ajuda a perder peso

  • O que é que a diferencia da dieta mediterrânea? Como afirma Parada, na dieta escandinava destaca-se o consumo desses alimentos:
  • Frutas e vegetais, como repolhos, tubérculos, legumes, batatas e ervas.
  • Frutas e bagas, que amadurecem muito lentamente em clima frio. Esse fenómeno faz com que as frutas tendam a um volume menor e com um sabor mais intenso.
  • Morangos, maçãs e cerejas são populares e fazem parte de uma grande variedade de sobremesas típicas.
  • Alimentos integrais, como aveia, centeio e cevada, são abundantes.
  • São consumidos peixes do mar e dos lagos (arenque, salmão, sardinha, cavala e marisco), ricos em ómega 3. O consumo de carne vermelha é menor.
  • O consumo de carne de cordeiro e de caça, como alces, renas e aves selvagens, é abundante.
  • Destaca também o consumo de ovos, queijos e conservas (compotas, marinadas, etc.).
  • Consumo de laticínios, como kvarg, a meio caminho entre iogurte e queijo com alto teor de proteínas.
  • O consumo de café é muito comum. Na Noruega, por exemplo, 80% da população bebe café.

Consumir uma menor quantidade de produtos ultra processados

Porque é que esta dieta ajuda a perder peso? “Porque se come uma menor quantidade de produtos ultra processados “, diz Parada. “Além disso, pratos típicos são cozidos, assados ou cozidos, e o fast food é consumido em menor grau do que em outros países”. “A base da dieta das mulheres escandinavas é a ‘comida de verdade’, ou seja, alimentos naturais ou mal processados, que os ajudam a ser mais magros”, acrescenta o especialista.

O ideal é misturar

Embora a dieta mediterrânea continue a ser a rainha, como vimos, na dieta escandinava são consumidos menos quantidades de gordura e açúcar. Além disso é uma dieta rica em fibras, o que revela ser uma vantagem para quem tenta manter a linha.

Se decidir adotá-la ou intercalá-la com a dieta mediterrânica, terá que moderar o consumo de produtos marinhos. Estes podem conter várias concentrações de metais pesados ​​e alimentos enlatados e salgados devido ao seu alto teor de sódio, como destaca o especialista da Slow Life House .

“O ideal, seria incluir produtos de outras latitudes para adicioná-los a essa dieta e torná-la ainda mais rica”, diz Parada. “Para torná-la mais equilibrada, devemos incluir mais produtos frescos, como frutas e legumes, presentes na dieta mediterrânea, e gorduras saudáveis, como o azeite (em comparação com o óleo) e frutas secas, também muito mediterrâneas e saudáveis”, sublinha o nutricionista. Ou seja, o ideal seria uma mistura entre os dois, aumentar o consumo de frutas, vegetais e gorduras saudáveis ​​e reduzir o açúcar.

E da dieta escandinava? Que alimentos devemos adotar? O nutricionista do Slow Life House destaca alimentos integrais, como aveia, centeio e cevada e peixes azuis, como salmão, sardinha ou cavala.

Artigo via Women’s Health, Espanha.

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