
Há quem queira aproveitar este momento para perder peso ou tonificar, mas há também quem olhe para esta fase de isolamento social como o momento ideal para lutar por um pouco mais de músculo.
Neste caso, explica o personal trainer Hugo Costa, “contrariamente ao que acontece na situação de perda de peso e tonificação, em que aconselho menos volume de treino e mais intensidade, para este tipo de ganhos não sou muito apologista de treinos muito curtos”.
Para ter sucesso nesta tarefa, diz o especialista, não deveremos dispersar. “Convém direcionarmos o treino para um ou dois grupos musculares, distribuindo os restantes pelos outros dias de treino. Assim conseguiremos obter um estímulo (carga) suficiente no músculo em questão com vista a uma resposta positiva”.
A melhor altura para ganhar músculo
Focar na força sem esquecer o cardio? Organização é a palavra de ordem – e marcar o final do dia na sua agenda também.
Para quem procura o máximo resultado, “a melhor hora será numa altura em que já tenhamos feito uma refeição completa e respetiva digestão, obviamente. É que assim estará mais predispostos a produzir força”.
Quando questionado pela Women’s Health sobre os exercícios mais eficazes para ganhar músculo, Hugo Costa destaca as máquinas de ginásio. “São nossas aliadas, mesmo no que diz respeito à organização ou preparação do treino e respetivo equipamento”.
Não sendo esta uma opção, há sempre a alternativa de treinar em casa ou ao ar livre. O ideal é “optar por carga externa (pesos, um kettlebell, ou mesmo um bumper), que será o suficiente para o efeito. Ainda assim, os exercícios com carga corporal são também uma opção”, alega o PT.
E quanto a comida, sabe quais as melhores proteínas para ganhar músculo? A resposta está aqui.