Sejamos honestas: São poucas as mulheres que gostam de fazer flexões e são menos ainda aquelas que se preocupam em incluir este exercício na rotina diária. Mas deviam fazê-lo.
Apesar de se tratar de um movimento desgastante e que requer bastante esforço físico, a flexão é um dos exercícios mais completos e a chave para o sucesso está em aprender bem a técnica.
Para começar, esqueça a ideia de que, nós mulheres, não conseguimos fazê-lo bem porque não temos força de braços suficiente. O nosso ponto fraco é, na verdade, a zona abdominal. Como é necessário mantê-la contraída, temos dificuldade em aguentar por muito tempo a posição de prancha.
Se está no início, sugerimos que comece com os joelhos no chão, mas sempre com o objetivo de se superar! Mal se sinta capaz, evolua para as flexões de braços com as pernas fletidas.
Quais as diferenças? Quando pousamos os joelhos “o número de músculos trabalhados é o mesmo, mas como a intensidade é bem menor, os músculos abdominais são menos solicitados, tal como a força exercida pelo tricípite”, explica a personal trainer Nádia Antunes.
Espreite a galeria, em cima, e descubra quatro truques para conseguir fazer a flexão perfeita.
Dica WH
Aguente a posição de prancha enquanto desce e baixe sempre os ombros e as ancas ao mesmo tempo; mantenha os cotovelos perto das costelas e, ao descer, leve os ombros ligeiramente para a frente e os cotovelos para trás.
Um truque para se manter 100% tensa? Imagine que está prestes a receber um golpe.