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Quantos dias posso estar sem treinar sem afetar a performance?

Esta é uma das dúvidas que muitos runners desejam ver esclarecida. As pausas são essenciais ao treino, já que é nestes momentos que os músculos recuperam.

Quantos dias posso estar sem treinar sem afetar a performance?

Para responder diretamente: sim, deixar de treinar afeta o rendimento. Contudo, se estiver a seguir um plano de treinos e saltar um ou outro dia, a sua forma física não ficará muito prejudicada. Mais vamos por pontos:

Ao quinto dia já aparecem sinais de desadaptação significativos. Ao décimo dia já existem perdas, tanto a nível muscular como cardiovascular

Depois de duas semanas sem correr e sem ser sujeito a outros estímulos – pois existem formas de cross training com outros desportos, como por exemplo o ciclismo, que minimizam as perdas – os sinais de destreino são já consideráveis, provocando dores musculares ao reiniciar a prática da corrida e com a sua velocidade claramente afetada.

Dito isto, o ideal seria nunca deixar passar mais de 2-3 dias sem repetir o estímulo, seja ele a correr ou a treinar com outras modalidades que façam uso de grupos musculares similares. Caso se mantenha por muito tempo sem correr, treine em regime de cross training (entenda-se outros desportos). Quando voltar a treinar, faça-o de forma gradual e sem intensidades elevadas para permitir uma boa readaptação e evitar lesões.


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Este artigo foi escrito por Sérgio Santos, treinador de triatlo de alto rendimento. Foi 4 vezes treinador olímpico e é sócio fundador e diretor técnico da Ontrisports Solutions.

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