Menu
Inicio Nutrição Alimentação saudável? Não é com detox que chega lá

Alimentação saudável? Não é com detox que chega lá

A moda dos detox é isto mesmo, uma moda. Tema polémico que teima a persistir sob a forma de produto-chave imbatível. Porquê?

Sob a forma de sumos, sopas ou saladas, as dietas detox prometem ‘limpar’ o corpo de forma rápida. Fazem-no, supostamente, ao eliminar as toxinas presentes no corpo e ao garantir uma perda de peso quase imediata. Porque é que fazem sucesso? “É uma prática que leva a uma perda de peso abrupta, decorrente da perda de água e de massa muscular”, diz Maria Travassos, nutricionista no Health Club Visconde, em Cascais, que destaca que “continua a dar-se demasiada importância à perda de peso, em vez de se valorizar uma perda direcionada à massa gorda, com preservação do músculo”.

Vejamos o porquê de este ‘processo milagroso’ não ser aconselhado. Pobres em ácidos gordos essenciais e proteína, de que carecem, “a maioria dos sumos detox é pouco saciante”, aponta ainda Maria Travassos.

Além de não ser uma boa prática para a manutenção da massa muscular saudável, “o seu potencial efeito laxante pode trazer consequências a nível da flora intestinal. Além disso, pode causar desidratação, mesmo que se passe o dia inteiro a ingerir líquidos”, alerta a nutricionista.

Eliminar toxinas… mas porquê?

Além da vontade de se perder peso rapidamente, muitos rendem-se a estes sumos na ânsia de limpar o organismo. “Para o consumidor, desintoxicar pode querer dizer limpar o organismo de toxinas, de gordura, do que quer que seja mau para a saúde”. Quem o diz é Conceição Calhau, nutricionista nos hospitais CUF Infante Santo e CUF Descobertas, em Lisboa. Mas, alerta, “estas noções são erradas e podem não só levar a atrasos em diagnósticos e intervenções médicas, como a interações com medicamentos”. Este equívoco pode, em parte, vir das doses, que não correspondem ao que o corpo precisa a nível nutricional.

A ideia de que estamos intoxicados e que apenas os sumos nos poderão ‘limpar’, leva a crer que a alimentação clássica não é suficiente para nos manter saudáveis

Passar uma semana a sumos exemplifica, à partida, esta falha nutricional. Mas a nutricionista salienta ainda o impacto no índice glicémico, que, numa alimentação detox, é comummente elevado. Tal leva à desregulação dos níveis de açúcar no sangue. Maria Travassos é da mesma opinião e alerta que “este tipo de esquemas alimentares extremamente restritos podem dar origem a episódios de compulsão alimentar e criar uma má relação com a comida”.

E o que tem a dizer a ciência sobre a capacidade de estes sumos eliminarem gordura ou limparem o organismo? Na verdade, “os estudos existentes são poucos e foram essencialmente feitos em animais”, alega Maria Travassos. Nestes estudos, pouco sustentados, defende-se como vantagens a eliminação de toxinas do fígado. Alega-se também a eliminação dos poluentes que mais persistem em manter-se no organismo. Mas embora se fale muito desta poluição e contaminação por metais pesados, “grande parte das dietas detox não esclarecem quais são as toxinas que se propõem eliminar. Da mesma forma, não esclarecem qual o mecanismo de ação do mesmo”, alerta a especialista.

A solução está dentro de nós

Não, as toxinas não se eliminam através de retiros espirituais, mas pelo natural mecanismo garantido pelo próprio corpo humano. Está mais do que provado: o organismo não carece de químicos ou concentrações excessivas de certos alimentos para eliminar gordura. É, na prática, com o aumento do gasto energético e ajuste da alimentação às necessidades nutricionais que esta se perde.

Só tem de melhorar a alimentação e garantir que gasta mais calorias do que as que ingere. “Pelo bem da população, devemos evitar a confusão”, alerta Conceição Calhau. Ambas as especialistas dizem não aos sumos detox, mas tal não significa que se deva privar de qualquer sumo verde. Pelo contrário, devem ser tomados, apenas não em exclusivo. Tirar partido de cada alimento é a forma mais consciente de oferecer ao corpo a melhor alimentação.


Leia também:

O que acontece ao corpo quando faz um detox?

Brand Story