Não perder demasiado tempo na cozinha e garantir uma alimentação equilibrada não é uma missão impossível.
É errada a ideia de que seguir um regime mais equilibrado obriga a mais tempo na cozinha, e Lillian Barros é prova disto. Foi com a nutricionista que a Women’s Health falou para perceber que truques seguir para não perder tempo. A ideia é que os momentos na cozinha deem prazer e não sejam vistos como uma obrigação.
É tudo uma questão de organização. Desde a forma como faz as compras no supermercado, à forma como arruma os alimentos em casa.
Ao seguir estes dez bons exemplos, não vai ter desculpa para não comer saladas. Como diz Lillian Barros, esta é a desculpa para não se comer saladas: a “falta de tempo” para se preparar a salada ou de ir ao supermercado dia sim, dia não comprar alface e tomate.
Percorra as imagens da fotogaleria e ponha estas dicas em prática.
1. Congele os alimentos. Este é um truque infalível e o primeiro em que se pensa quando o interesse é preservar a comida. Comprar congelada, congelar alimentos crus ou já cozinhados - tudo serve para ir ao congelador e evitar ir diariamente às compras.
2. Ter uma lista de compras: As nossas refeições do dia-a-dia deve se basear numa lista, porque por vezes queremos fazer algo, mas falta um ingrediente, temos de mudar de refeita… enfim, com uma lista de compras somos mais eficientes não só na hora de comprar, como em casa.
3. Fazer refeições a pensar no resto da semana. Tanto as refeições principais como também os snacks. Assim garante que não perde tempo e que não tem de optar por pratos menos saudáveis.
4. Optar por cebola e alho já picados: Sempre que fazemos um preparado de cozinha temos de picar cebola e alho. Existem opções desidratadas ou versões picadas ultracongelados, que podem ser alternativas interessantes
5. Aparelhos de cozinha: ajudam-nos a fazer aquilo que demoraríamos muito mais tempo. Qualquer robô de cozinha multifunções é capaz de picar, cozer a vapor ou água… isto pode ser uma forma de nos poupar algum tempo. Há também panelas de confeção lenta que passam o dia a cozinhar enquanto estamos fora de casa.
6. Outros aparelhos, que não elétricos. Ocupam espaço na cozinha, mas poupam no nosso dia. Descascador de alhos, picadoras que não nos obriga a usar as mãos (só mesmo para puxar a manivela), enfim, uma série de ‘gadgets’ que nos ajudam neste sentido.
7. Correta colocação dos alimentos no frigorifico. Não só poupa tempo mas também evita desperdício. Ao colocar alimentos na porta do frigorifico, onde há mais oscilações de temperaturas, devemos colocar na porta alimentos que não se estragam com facilidade. Isto é importante para tornar a hora de confeção mais rápida, pois se vai ao frigorifico e vê que algo afinal está estragado, acaba por perder tempo
8. Ter um jardim de ervas aromáticas em casa. Existem formas de as conservar para depois usar nos cozinhados, seja ao congelar, colocar os pés das ervas aromáticas num copo com água e pô-las numa zona fresca ou mesmo na porta do frigorifico. Há pessoas que poem ate um saco para criar um ambiente mais húmido, mas se conseguir ter um jardim verde, num pequeno canteiro, por exemplo, é uma forma excelente de ter ervas frescas sempre há mão.
9. Higienizar as hortícolas logo antes de as armazenar. Perdemos mais tempo a prepará-las, obviamente, mas acabamos por ganhar tempo e desperdiçar menos produto. Não só para congelar, mas também para guardar no fresco, como o caso da alface que deve ser lavada, e a terra junte ao caule limpa. Assim, já esta preparado e só tem de a tirar do frigorifico e usar.
10. Optar pelas hortícolas biológicas: As opções locais, que não passam por um transporte longo, ou biológico, que não têm quimicos são opções mais frescas, naturais e que duram mais, pois não perderam tempo em transportes